Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac convoca candidatos selecionados pelo Sisu

Ufac convoca candidatos selecionados pelo Sisu

por Ascom-01 publicado 27/01/2015 16h30, última modificação 27/01/2015 16h30
Matrícula institucional é obrigatória e deve ser realizada entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro

A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou na noite desta segunda-feira, 26, a lista com os nomes dos candidatos convocados na primeira chamada do processo seletivo de 2015. O resultado foi divulgado após o processamento final do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utilizou como critério de seleção a nota de cada candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

“A partir de agora, os candidatos convocados devem ficar atentos aos prazos para matrícula institucional e para a documentação exigida”, alertou o responsável institucional pelo Sisu na Ufac, Thiago Figueiredo. Segundo ele, o estudante convocado deve se dirigir à Ufac nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, munidos de todos os documentos exigidos no edital.

“O candidato que não foi selecionado na primeira chamada tem a chance de continuar no certame, participando da lista de espera para o curso declarado como sua primeira opção”, lembrou Figueiredo. Nesse caso, é necessário solicitar a participação na lista de espera para chamadas posteriores no site do Sisu. A opção só é válida para cursos nos quais não haja preenchimento de vagas após o período de habilitação. O prazo final para continuar concorrendo às vagas remanescentes é 6 de fevereiro.

O candidato que não realizar quaisquer das fases de matrícula institucional, nas datas e horários definidos pela Ufac, perderá o direito à vaga para a qual foi classificado.

Confira aqui a lista completa com os nomes dos candidatos, por curso.

Acesse aqui o edital com a documentação exigida para realização da matrícula.

Os números do Sisu na Ufac

Em 2015, um total de 2.791.334 candidatos se inscreveram para disputar 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos de todo o país. Na Ufac, foram ofertadas 1.670 oportunidades de ingresso em 35 cursos. Ao todo, a instituição recebeu 58.610 inscrições de 40.926 candidatos (que tinham a opção de se inscrever em até dois cursos na mesma universidade).

O curso mais concorrido foi o de Medicina, com o registro de 266,075 candidatos disputando uma vaga. Em seguida, surgem Direito (93,42 por vaga) e Enfermagem (77,40 por vaga). Dos 1.670 primeiros convocados, 789 estudantes são acrianos e 881 são oriundos de outros estados brasileiros. Há quatro, 41 e 22 acrianos para os cursos de Medicina, Direito e Enfermagem, respectivamente.

“A experiência demonstra que a tendência é que o número de acrianos convocados aumente”, avaliou Figueiredo.  “Dos 40 convocados em Medicina, por exemplo, 19 têm o curso como primeira opção, ou seja, não terão a chance de chamada em outras instituições. Com os demais, há possibilidade de dispersão.” No ano passado, a Ufac realizou até a sétima chamada para os cursos do primeiro semestre.

Segundo semestre

Pela primeira vez, a Ufac vai aderir à segunda edição do Sisu para cursos com início letivo apenas no segundo semestre. Ao todo, serão 380 vagas para os cursos de Jornalismo, Engenharia Elétrica, Nutrição, Letras-Espanhol, Saúde Coletiva, Filosofia e segundas turmas de Medicina e Engenharia Florestal.

Postado em: 27/1/2015