Ufac debate evasão e retenção escolar via Esfor
A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a segunda semana, neste mês, da Escola de Formação à Docência no Ensino Superior (Esfor), na tarde desta quarta-feira, 25, com o tema “Possibilidades e estratégias de combate a evasão/retenção”. O encontro, sob a direção da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), ocorreu na sala do Órgão dos Colegiados Superiores.
A temática foi debatida pelo professor Carlos Ignácio, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ele levantou questões acerca da necessidade de desenvolver ações que possam trabalhar a relação entre professores e alunos dentro das universidades, da urgência de novos métodos de recepção, do acolhimento e de se atender as expectativas dos calouros em instituições públicas ou privadas.
“Se você coloca aluno e professor juntos, desperta uma melhor interação; o professor começa a enxergar e conhecer o aluno”, disse. “A questão são os métodos e ações que despertem tanto o aluno quanto o professor.”
O projeto Esfor é uma ação interna da Ufac, desenvolvida desde 2015. Os encontros são realizados nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do sul, com o objetivo de elaborar novos métodos de ensino e aperfeiçoar as metodologias que já vêm sendo trabalhadas, possibilitando, assim, uma maior e mais eficiente capacitação dos profissionais envolvidos.
(Adão Paiva, estagiário; acadêmico de Jornalismo da Ufac)
Postado em: 26/8/2016