Ufac sedia 7º Encontro Regional Norte de História Oral
“Memórias e Diversidades Culturais nas Amazônias” é o tema do 2º Congresso Pan-Amazônico e 7º Encontro Regional Norte de História Oral, realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), no anfiteatro Garibaldi Brasil, iniciado nessa segunda-feira, 18, estendendo-se até a próxima quinta-feira, 21.
O objetivo do evento é instigar o debate acerca das pluralidades amazônicas, observando as múltiplas temporalidades e narrativas orais, como também as diversidades étnicas culturais da Pan-Amazônia, evidenciando a oralidade como mediadora de movimentações culturais nas Amazônias.
Pela segunda vez no Acre, o presidente da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), Francisco Alcides do Nascimento, afirmou que a história do tempo presente é gratificante, e é importante que, apesar das dificuldades, haja mais participação da região Norte nos grandes centros, levando seus estudos até lá. “Que este evento possa chamar a atenção de pesquisadores, envolvendo-os na pesquisa e na metodologia da história oral”, disse.
Também participaram da solenidade de abertura o diretor de Ações de Extensão, José Dourado, que representou a da reitora em exercício, Guida Aquino; o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Jacó Picolli; a diretora do Regional Norte de História Oral, Teresa Almeida; o diretor do Instituto de Patrimônio Artístico Nacional, Deivisson Gusmão; o diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Hyldo Montysuma; o diretor regional da Associação Nacional de Professores de História, Francisco Bento; o chefe do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Elias Mansour, Liberalino Alves.
Durante o evento, as atividades realizadas serão: mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, apresentações de pôsteres, lançamentos de livros e apresentações culturais.
Postado em: 19/11/2013