Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac discute práticas pedagógicas de ensino por meio da Escola de Formação à Docência

por Ascom-01 publicado 09/10/2015 11h01, última modificação 09/10/2015 11h01

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove até dezembro nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul as atividades da Escola de Formação à Docência no Ensino Superior (Esfor/Ufac). As ações são voltadas aos professores da instituição como uma maneira de aprimoramento da docência no ensino. Na segunda-feira, 5, a Ufac realizou em Cruzeiro do Sul, as discussões “Administração em roda”, enfocando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Planos Estratégicos (PE). Hoje, 9, o mesmo debate foi realizado no Teatro Universitário.

A Escola de Formação busca atender a uma demanda interna da Ufac. As atividades realizadas nesses encontros estão sob a responsabilidade da pró-reitoria de Graduação (Prograd). O projeto surgiu em 2013 a partir de várias discussões com professores, coordenadores, diretores de centro e com a participação da comunidade interna e externa.

O evento tem como obtivo promover ainda mais o desenvolvimento profissional dos professores da Universidade Federal do Acre. A metodologia das palestras tem como foco discutir questões relacionadas aos PE, PDI e PPI, visando um melhor aproveitamento no ensino da Ufac. Os temas abordados nas palestras enfocam, entre outros temas, a organização acadêmica. “O aprimoramento da docência visa trazer professores de outras universidades, de outras regiões do país, ou mesmo da região norte que possam discutir conosco temáticas que são relevantes, que estão sendo debatidas no contexto atual”, destacou a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli.

No mês de novembro acontece a “1º Semana Pedagógica: Metodologias ativas em sala de aula”, na instituição. Esse encontro contará com a presença de professores de outras regiões do país, dentro do aprimoramento da docência. A palestra de abertura será com o professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Ramos Fragelli. A palestra será realizada no Teatro Universitário do Môa, no dia 24 de novembro, às 14h30.

Confira aqui a programação completa da Esfor: http://bit.ly/1Zlh7uW

Postado em: 9/10/2015