Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac encerra curso em gestão pública de cultura

Ufac encerra curso em gestão pública de cultura

por Ascom-01 publicado 15/12/2015 08h55, última modificação 15/12/2015 08h55

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), o encerramento do curso de extensão e aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, na noite dessa segunda-feira, 14, no anfiteatro Garibaldi Brasil. O curso, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), certificou 50 gestores que irão atuar nos municípios acrianos.

Com financiamento do MinC, o curso tinha como meta certificar 44 gestores, mas ultrapassou a meta e conseguiu, apesar de algumas desistências, certificar 50. Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, o curso foi concluído com sucesso. “Houve um grande desenvolvimento de consciência da cultura nos municípios. Tivemos representantes de 12 municípios participando do curso. Alguns de locais bem distantes, como Jordão, por exemplo. O curso foi excelente”, avaliou ele.

A Proex pretende continuar o trabalho com esses gestores que são, segundo Pessoa, uma ponte entre a Ufac e os municípios. “Vamos continuar a trabalhar com eles em outros projetos da Proex ligados à cultura. Concorremos ao edital ‘Mais Cultura nas Universidades’ [do MinC] e estamos esperando uma verba chegar”, afirmou Pessoa. “Fomos contemplados com mais de R$ 1 milhão para usar em cultura. Com isso pretendemos levar cultura para o interior do Estado. Não só levar, mas fazer troca.”

Em seu projeto de conclusão de curso, Queli Cá, de Porto Acre, falou sobre o sistema de cultura como política pública com ênfase no sistema estadual do Acre e o sistema municipal de Porto Acre. “O sistema de cultura vem para solucionar o problema de má distribuição de recursos. No caso da Lei Rouanet [lei federal de incentivo à cultura], enquanto a região Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, fica com 79% da verba de cultura, o Acre fica com 0%”, disse a estudante. “Agora que estou certificada como gestora de cultura, consigo visualizar novas perspectivas. Pretendo buscar graduação, pós-graduação e espero que a Ufac possa oferecer novos cursos e, principalmente, com a qualidade que foi esse.”

Formado em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), Aldemir Maciel Filho atua como professor de Artes no município de Cruzeiro do Sul e trabalha com projetos nas áreas de cultura e educação. “Em qualquer projeto a gestão é importante. Políticas públicas de cultura vêm fomentar e fortalecer o movimento”, disse. “Esse curso foi muito importante para me capacitar e vou poder usar o conhecimento adquirido aqui em prol desses projetos. Não só desses, mas como também trabalho no Conselho de Cultura de Cruzeiro do Sul, acredito que vou poder ajudar não só a mim e meus projetos, mas também a minha escola e a minha cidade.”

O curso ocorreu na modalidade semipresencial, em cinco módulos, e teve duração de seis meses.  Os alunos apresentaram trabalhos de conclusão com temas voltados à área da cultura. Gestores, conselheiros municipais, servidores de órgãos públicos ligados à área da cultura e ainda representantes culturais de 17 municípios acrianos, que aderiram ao Plano Nacional de Cultura, estão entre os concludentes.

Postado em: 15/12/2015