Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac-Floresta comemora 20 anos do curso de Pedagogia em Cruzeiro do Sul

Ufac-Floresta comemora 20 anos do curso de Pedagogia em Cruzeiro do Sul

por Ascom-01 publicado 23/11/2012 10h15, última modificação 23/11/2012 10h15

O curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac) - Campus Floresta está completando 20 anos de trabalho ininterrupto na formação de professores. No período, foram graduados 590 professores.

Atualmente, 200 alunos estão frequentando o curso. Sua importância para a região pode ser medida por um fato: dos 20 professores do curso na Ufac - Floresta, apenas quatro são de fora. Além disso, grande parte dos pedagogos atua nas escolas dos municípios da região, inclusive em Guajará (AM) e no Instituto Federal do Acre (Ifac).

Para lembrar essa história, a coordenação do Curso de Pedagogia programou a realização do 1º Congresso de Educação do Vale do Juruá, com uma semana de atividades que se iniciam no dia 26 de novembro e seguem até 1º de dezembro, data da comemoração oficial dos 20 anos.

Durante o evento, personalidades políticas, educacionais e egressos do curso serão homenageados, bem como os primeiros professores e equipe técnica da coordenação. Uma exposição de fotografias mostrará a história do curso desde 1992, quando foi autorizado pelo Ministério da Educação, até o presente momento.

Também haverá atividades de formação e propagação de conhecimento científico por meio de conferências, minicursos e amostras de pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos nos últimos anos. A coordenadora do curso, Maria Aldecy Rodrigues de Lima, e a vice-coordenadora, Sônia Elina Sampaio Enes, estão fazendo a divulgação do encontro nos veículos de comunicação em Cruzeiro do Sul e convidando todos os alunos, professores e egressos do curso para participarem.

Congresso será anual

Segundo a professora Maria Aldecy, a temática do 1º Congresso são os 20 anos do curso, e a proposta é de que o evento se repita anualmente. “É uma oportunidade de discutirmos teorias, metodologias e pesquisas com professores que vêm de fora e com nossos professores, além de apresentarmos os trabalhos que fizemos durante o ano”, disse.

No dia 26, a professora-doutora Edwirges Zaccur, da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai proferir palestra com o tema “A Formação Docente no Brasil”, abordando a questão do coordenador pedagógico. Sobre a importância da palestra, a professora Maria Aldeci destaca que o curso de Pedagogia iniciou-se oferecendo formação em duas habilitações - a de supervisor e a de administrador escolar. “Hoje se formam apenas professores das séries iniciais do ensino fundamental, mas essas habilitações técnicas continuam no sistema escolar”, diz.

Nos dias 27 e 28 haverá 17 minicursos abordando vários aspectos da educação. No dia 29, apresentações artísticas e culturais, exposição de recursos didáticos, exposição de livros e da revista eletrônica do campus - Anthesis. No mesmo dia, serão formadas cinco mesas-redondas e haverá o lançamento do livro da professora Maria Irinilda da Silva Bezerra, “A Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul”, que destaca a influência alemã no ensino da cidade. No dia 30, o destaque é para a palestra do professor-doutor Márcio Adriano Azevedo, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que falará sobre “Políticas Públicas para a Formação Docente”.

No dia 1º de dezembro será realizada a festa dos 20 anos, no Centro de Lazer Betânia, com gincana entre estudantes, música, apresentações culturais, exposição de fotografias, apresentação de materiais, jogos educativos e almoço.

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/educacao/21644-ufac-floresta-comemora-20-anos-do-curso-de-pedagogia-em-cruzeiro-do-sul.html