Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac forma professores no interior do Acre
conteúdo

Ufac forma professores no interior do Acre

por italo publicado 19/07/2011 16h25, última modificação 13/08/2011 16h11

Tarauacá. A educação rompendo fronteiras.

O ginásio Poliesportivo Ruynete Lima Matos, localizado na cidade de Tarauacá, distante cerca de 400 quilômetros de Rio Branco, recebeu na noite da última sexta-feira, 8, os formandos do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica Zona Rural (Profir). Foram 244 formandos nas áreas de História, Letras, Matemática, Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas.

O evento contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Acre Olinda Batista Assmar, o diretor de inovação da Secretaria de Estado de Educação, Marco Brandão, prefeita de Tarauacá Marilete Siqueira, os deputados estaduais Moisés Diniz e Walter Prado, vice-prefeito de Jordão Elson Farias, além de familiares e amigos dos formandos.

Tarauacá sediou a formatura, que também contou com presença de formandos do município de Jordão. Os dois municípios juntos formam uma população superior a quarenta mil pessoas, distribuídas na zona urbana e rural. Foram seis anos de curso de graduação, ministrados no município de Tarauacá em época de férias dos professores.  Muitos deles têm a necessidade de morar na própria escola em época de chuvas, o chamado inverno amazônico, para garantir o ensino aos pequenos que moram na floresta.

Todos os professores já atuavam na área por muitos anos. Alguns foram responsáveis por alfabetizar os próprios filhos, que hoje alfabetizam outras crianças. É o caso de Maria Libânia de Lima Nascimento, professora de História que ensinou o “bê abá” à filha Maria Aldenira de Lima Nascimento.

Maria Libânia foi fundadora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá em 1977. Optou por não assinar sua aposentadoria compulsória, (de acordo com a Constituição Federal, os servidores que completam 70 anos, são obrigados a se aposentarem) e na noite de sexta-feira, ela e sua filha, formanda de geografia, receberam o canudo de colação de grau das mãos da reitora Drª Olinda Batista Assmar. “Foi o que sempre quis. Ter um diploma”, afirma a professora.

“Presenciar esta formatura é a realização de um sonho. Para quem acompanha o município de Tarauacá sabe da importância de uma graduação para estes professores e principalmente para os alunos, que serão ministrados por eles”, afirma Francisca Aragão, coordenadora do Núcleo de Educação do Estado no município de Tarauacá.

Segundo o diretor de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esportes, Marco Brandão, o programa está inserindo mais um marco na história do Acre. “Cada município que visitamos comprovamos a mudança que este programa tem feito e a gratidão no olhar de cada pessoa, cada formando”, afirma o diretor.

E gratidão é a palavra que traduz o sentimento de Marcos André Bezerra, orador da turma de formando de matemática.  Por diversas vezes, foi inevitável controlar as emoções. “Foram seis longos anos. Dias de angústias e muito trabalho. Só nós sabemos o que passamos para estarmos aqui hoje. Nunca vamos esquecer dos que nos acompanharam nessa jornada. Somos uma família, não apenas colegas de sala. Hoje é o dia de uma conquista inesquecível”, afirma, emocionado, Marcos Bezerra.

Feijó do Açaí as conquistas

No dia 9, foi Feijó que comemorou suas conquistas. Mais de 150 formandos estiveram reunidos na Igreja Evangélica Assembléia de Deus para receberem o grau de professor. Letras, matemática, Ciências Biologia e Pedagogia foram as áreas dos formandos no município.

A igreja, local escolhido pelos formandos, ficou pequena para tanta gente. Familiares, amigos, autoridades e alunos participaram da cerimônia. Segundo o prefeito do município, Raimundo Ferreira (dindin), o Programa Especial de Formação vai integrar educação e desenvolvimento. “ É uma felicidade indescritível ver esses professores recebendo seus diplomas. Para muitos um grande sonho. O município de Feijó ganha professores  que contribuirão para a consolidação do ensino no município. Um ensino de qualidade”, diz o prefeito.

O formando de Ciências Biológicas José Carlos Pinto do Nascimento,44 anos,  atua como professor “há uns 25 anos”. A exemplo da professora Maria Libânia de Tarauacá, ele também alfabetizou os filhos que hoje, estão sendo educados por seus colegas. Segundo Nascimento, ser professor é um dom para poucos. Tem que gostar do que faz. Ele disse que já viu alunos que ele alfabetizou, terminar o ensino médio. “É gratificante ver que você contribui para a formação de pessoas, de cidadãos. Espero vê-los com graduação, como eu agora”, afirma o professor.

Para a aposentada Maria Pinto do Nascimento, mãe de José Carlos, ver o filho receber o diploma de graduação traz um sentimento de dever cumprido. “Dos oito filhos, ele é o segundo a ter nível superior. Não se pode expressar o sentimento de uma mãe num momento desses”, diz a aposentada.

“Ser educador é um desafio a cada dia”. Essas foram as palavras do professor e formando de matemática Raimundo Lima de Araújo ao ser indagado sobre as dificuldades enfrentadas. “Já fiz muita merenda. Tinha que passar exercício e enquanto os alunos resolviam, eu corria e fazia a merenda”, disse o professor.

“Algumas coisas, o que pode não parecer muito, mas, para a escola é muito importante, seria energia elétrica. Lá não tem. Ajudaria conservar a merenda. Ter água gelada para as crianças que vem a pé. E livros, livros novos e talvez algumas carteiras, sabe? Acho que isso ajudaria demais a nossa escola”, diz o formando com uma expressão inocente, como se o pedido, se aceito, fosse um favor. Segundo ele, a descoberta da paixão pelo magistério, veio de uma situação comovente.

“Quando tive que dar na extrema, numa localidade que para chegar eram três dias e meio de barco, uma aluna desmaiou na sala de aula. Prestei socorro à aluna e ao retornar do trauma, ela me disse que estava há 2 dias sem comer. Aquilo me deixou extremamente sensibilizado. Como já havia feito a merenda, lhe ofereci uma prato de farofa com carne. Dez minutos depois, ela estava sorridente e feliz. Foi ali que me convenci da necessidade de ser um professor. Sou a esperança dessas crianças de terem um futuro melhor. Um futuro que lhes proporcione a vida que elas merecem. E vocês não têm idéia de como essas crianças são querreiras”, relembra o professor.

No próximo dia 15, no Sesc Bosque, a partir das 14 horas, acontece a formatura do Programa Especial de Formação de Professores para área Básica Zona Rural em Rio Branco. Serão entregues 417 diplomas para professores das áreas de biologia, Física, Geografia, Letras, História e Matemática. Além de professores da zona de Rio Branco, professores dos municípios do Bujari e Porto Acre também participam.

Por: Magda Tomaz
Assessoria de Comunicação - Ufac

 

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 Foto 6 Foto 7