Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inaugura Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores

Ufac inaugura Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores

por glauco publicado 14/08/2015 11h55, última modificação 17/08/2015 09h52
Espaço promoverá a formação interdisciplinar dos estudantes dos cursos de Geografia, História e Filosofia

A Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou na manhã de hoje, 14, o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) no bloco Walter Félix 2 em Rio Branco. O subsídio para desenvolvimento do projeto é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Life pretende promover a formação interdisciplinar dos estudantes dos cursos de Geografia, História e Filosofia.

01

Coordenador institucional do Life, o professor José Dourado de Souza, do curso de História, acredita que o Laboratório vai permitir ao professor que está se formando ter uma visão mais complexa e mais humana do mundo. “Esses equipamentos permitem uma ação inovadora, tanto do ponto de vista da metodologia quanto das atuais tecnologias. Isso permite uma formação mais consolidada. Formaremos um professor mais qualificado”, ressaltou Dourado.

Aluna do curso de História Licenciatura, Jéssica Valciele Oliveira da Silva, afirma que o Life vai ajudar na formação. “Terei acesso a livros, computadores com internet, filmes e outros materiais que podem me ajudar com a história oral, por exemplo,” explicou a discente.

O projeto para implantação do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) foi aprovado em 2014. Os recursos de R$ 477 mil, subsidiados pela Capes, foram utilizados para aquisição de equipamentos e materiais tecnológicos e de informática. A Ufac, em contrapartida, disponibilizou espaço físico e pessoal qualificado. O ambiente funcionará nos blocos Jorge Kalume (secretaria, coordenação e biblioteca) e Walter Félix 2 (laboratório de informática e produção de material didático).

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, os laboratórios são ambientes que de fato garantem a melhoria na formação. Afirmou ainda que o processo de aprendizagem carece de muitos elementos que vão além da sala de aula. “Nesta segunda fase da nossa gestão, estamos priorizando e investindo em laboratórios. Os cursos de Geografia, História e Filosofia são importantes para a Universidade e não poderíamos deixar de investir em um laboratório para eles”, ratificou Kinpara.

04

Entre os objetivos do Life estão a oferta de espaços de uso comum das licenciaturas de Geografia, História e Filosofia, destinados a promover a formação interdisciplinar dos licenciados; o incentivo ao desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação de práticas pedagógicas e à elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar.

Postado em: 14/8/2015.

Veja+fotos