Ufac inaugura laboratórios da Rede Bionorte
A Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou na manhã desta terça-feira, 1º, o Complexo Bionorte da Amazônia Ocidental. Localizado no campus Rio Branco, os laboratórios serão utilizados para fomentar ainda mais a área de pesquisa da instituição.
Os laboratórios integram a Rede Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa com foco na biodiversidade e biotecnologia.
O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, fez a entrega oficial do complexo que é composto por 17 laboratórios, 11 deles já implantados. O prédio que abriga o complexo já existia, mas faltavam investimentos em equipamentos para um bom funcionamento do Complexo.
“Este ano, investimos na compra de equipamentos para estes laboratórios, pois é necessário equipamentos de ponta para desenvolver uma pesquisa de alta qualidade. Temos na Ufac professores e pesquisadores que fazem um excelente trabalho e cabe a nós da administração buscar recursos para que eles tenham as melhores condições e os melhores recursos”, ressaltou Kinpara.
O complexo promoverá a formação interdisciplinar dos estudantes de iniciação científica, do programa de pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-CITA) e do doutorado Bionorte. São laboratórios nas áreas de Microbiologia, Biologia Molecular, Genética, Laboratório de Propagação e Conservação in vitro de Plantas, Cultura de Célula Animal, Nanobiotecnologia, Sínteses de Nanocompósitos, Terapia Fotodinâmica, Nanocosmético, Fisiofarmocologia e Laboratório de Diagnose e Controle de Doenças em Plantas.
Com a entrega deste complexo de laboratórios, o coordenador do Complexo Bionorte, professor Anselmo Ruiz, espera poder criar uma cultura de pesquisa entre os alunos e docentes da Ufac. “Temos o apoio da gestão da Ufac e de parceiros nacionais e internacionais. Queremos deixar para a juventude uma possibilidade de um futuro melhor em ciência e educação. Essa é a nossa responsabilidade”, frisou Ruiz. “Esperamos desenvolver aqui, soluções criativas e inovadoras”, finalizou.
Sobre a Rede Bionorte
A Rede Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) realiza atividades de ensino e pesquisa com foco na Biodiversidade e Biotecnologia para desenvolvimento sustentável da região. O Programa de Pós-Graduação oferecido pela Bionorte está baseado no tripé Biodiversidade, Biotecnologia e Conservação.
Postado em: 01/9/2015.