Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia as atividades do curso de gestão pública da cultura

Ufac inicia as atividades do curso de gestão pública da cultura

por glauco publicado 17/06/2015 13h06, última modificação 17/06/2015 13h06
Participam do curso gestores públicos, conselheiros municipais de cultura e servidores de órgãos públicos da área da cultura de 12 municípios do estado do Acre

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu hoje pela manhã, 17, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a abertura do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento na Gestão Pública da Cultura. A solenidade contou com as apresentações do Quarteto de Cordas da Ufac, do dueto de violinos - com o professor Leonardo Feichas e Letícia Ribeiro - e a Companhia de Dança da Ufac.

O Curso de Extensão e Aperfeiçoamento na Gestão Pública da Cultura é um projeto da pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufac, financiado pelo Ministério da Cultura (MinC). Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Enock Pessoa, a realização do curso é uma maneira de a universidade dialogar com a sociedade e influenciá-la num aspecto muito importante que é a cultura. Pessoa acredita que o gestor é o motor propulsor para que a cultura aconteça nos municípios. “Este curso vai ajudá-los a potencializar as atividades culturais no interior do Acre”, pontuou.

Para o secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinicius Wu, o curso se soma a outros esforços que promovem a qualificação da gestão cultural no Brasil. “Este é um desafio importante para afirmação dos direitos culturais do país, e isso passa pela qualificação dos gestores”, explicou. Sobre a parceria com as universidades federais, Wu diz que para o MinC é uma iniciativa que tem gerado bons resultados.

A vice-reitora, Guida Aquino, afirma que participar da formação de novos profissionais é gratificante, pois assim a universidade desempenha um papel fundamental que é atender bem a sociedade. Para Guida parcerias como esta com o MinC são fundamentais. “São parcerias assim que fortalecem os trabalhos, e este curso irá cooperar para que a cultura no Acre cresça e se fortaleça”, frisa Aquino.

O curso tem como público-alvo gestores públicos, conselheiros municipais de cultura, servidores de órgãos públicos da área da cultura de 12 municípios do estado do Acre que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de servidores e acadêmicos da Ufac. Funcionará na modalidade semipresencial, com carga horária de 200h, integrando atividades à distância e presenciais, a serem realizadas no Campus Rio Branco.

O curso tem o objetivo de promover a formação de gestores públicos, conselheiros e agentes culturais com vistas à implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura no Estado do Acre, valorizando os aspectos da cultura regional.

Gestão cultural

Os participantes do projeto “Gestão cultural” destacam que a busca pelo aprendizado e a troca de experiências são essenciais para as atividades de cultura nos municípios acreanos. Para o secretário Municipal de Cultura do Bujari, Expedito Oliveira de Souza, a participação no curso traz aperfeiçoamento para trabalhar na área cultural de sua cidade. O secretário acrescentou que a crise mundial, afetou os setores da cultura e do lazer e os recursos financeiros são menores, por isso a importância de saber utilizar corretamente a gestão cultural.

A enfermeira Socorro Souza busca no curso se aprofundar na área cultural e desenvolver projetos na área de enfermagem. Socorro já participou da produção de um livro de receitas regionais para gestantes, com mais de 300 receitas.

O secretário de Cultural de Tarauacá, João Maciel, falou sobre a rica cultura na área musical do município, mas da falta de conhecimento em gerir os recursos. “É de suma importância aprender a fazer a gestão cultural, é um momento especial poder encontrar pessoas experientes e dividir conhecimento com o movimento cultural”, ressaltou Maciel.

Veja aqui mais fotos.

Postada em: 17/6/2015.