Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac oferece serviço médico a servidores e estudantes

Ufac oferece serviço médico a servidores e estudantes

por Ascom-01 publicado 16/09/2014 09h12, última modificação 16/09/2014 09h12
Há consultas de ginecologia, pediatria e clínico geral. Também são disponibilizados atendimentos psicológicos, fisioterápicos e de assistência social

Nem todo mundo sabe, mas a Universidade Federal do Acre (Ufac) disponibiliza, gratuitamente, a servidores e estudantes da instituição atendimento médico especializado. Os serviços, que incluem consultas médicas, psicológicas, fisioterápicas, de enfermagem e assistência social, são oferecidos diariamente em dois turnos — manhã e tarde. Os atendimentos são agendados pelo Setor de Saúde da instituição que funciona no bloco da coordenação do curso de medicina.

Vinculado à Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep), o Setor de Saúde conta com um quadro atual de quatro médicos (dois clínicos gerais, um ginecologista e um pediatra), uma assistente social, uma fisioterapeuta, uma enfermeira, um técnico e um auxiliar de enfermagem. “A psicóloga da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) que atende aos estudantes também realiza atendimentos aos servidores. Já o serviço de pediatria é ofertado apenas a servidores”, frisa a enfermeira do Setor Médico, Priscila Miranda.

Em geral, os serviços são agendados de um dia para outro respeitando o limite de 12 atendimentos diários para cada médico. As consultas de enfermagem, que incluem verificação de pressão, curativos e aplicação de medicações, chegam a vinte por dia. De acordo com Priscila, o procedimento de agendamento é simples. Basta se dirigir ao Setor Médico munido do documento de identificação ou ligar para os números 3901-2573/3229-4835 e informar nome e categoria (servidor ou estudante). Dependentes diretos de servidores (pai, mãe, cônjuges e filhos) também são beneficiários. O Setor Médico funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h. As terças- feiras são exclusivas para serviço de perícia médica.

“O Setor de Saúde é um espaço fundamental dentro da universidade, pois oferece à comunidade universitária serviços de assistência (com as consultas) e promoção (com a formação de grupos de prevenção) à saúde, visando sempre a qualidade de vida dos usuários”, ressalta Miranda.

Atenção à saúde do servidor

É no Setor Médico que também funciona o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), um sistema nacional de perícia que deve ser acionado por estudantes e servidores sempre que há necessidade de afastamento das atividades por recomendação médica. As perícias ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 15h.

“Essa é uma das nossas funções que geram as maiores dúvidas entre os usuários porque há várias leis a serem cumpridas. Em resumo, é importante saber que atestados médicos com períodos de afastamento superiores a cinco dias para servidores e um para estudantes devem ser homologados aqui pelos nossos médicos”, explica a enfermeira. Os usuários não devem esperar o fim do prazo para apresentar a documentação “Assim que recebe o atestado deve-se enviar para o chefe imediato ou coordenação do curso que por sua vez vai nos repassar para que a perícia seja realizada. Não se pode esperar o fim do prazo porque o médico, aqui, pode avaliar que aquele tempo especificado não é de todo necessário e o usuário pode acabar se prejudicando”, explica Priscila Miranda.

Promoção de saúde

Entre as atividades do Setor de Saúde destaca-se o foco na promoção da saúde através da formação de grupos de prevenção.  Atualmente, estão sendo realizadas, por exemplo, atividades de reeducação postural sob a coordenação da fisioterapeuta Juliana Luna.

A turma é formada por 15 pessoas que se encontram todas as terças e sextas-feiras, no prédio Edilberto Parigot. Ao todo, são dez encontros de 45 minutos cada. “Ao fim de cada turma abre-se uma nova. A divulgação é feita pela própria fisioterapeuta dentro do site da universidade é só ficar atento”, afirma Miranda. Durante as aulas, os participantes aprendem técnicas de alongamento para diminuição de sobrecarga à coluna e ao sistema músculo-esquelético.

Serviço

Os serviços do Setor Médico são realizados no prédio da coordenação do curso de Medicina (consultas médicas e enfermagem) e no bloco Edilberto Parigot (fisioterapia e psicologia). O setor aguarda ainda a contratação de novos profissionais já aprovados no último concurso publico. “Será mais um psicólogo, um nutricionista, um clínico geral e um psiquiatra”, enumera a enfermeira.

Postado em: 16/9/2014