Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa de 2º Seminário de Iniciação Científica Júnior

Ufac participa de 2º Seminário de Iniciação Científica Júnior

por Ascom-01 publicado 26/11/2015 15h48, última modificação 26/11/2015 15h48
Dos 31 trabalhos expostos, 19 foram desenvolvidos por estudantes do CAP

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, participou da solenidade de abertura do 2º Seminário de Iniciação Científica Júnior, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac). O encontro, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 26, foi realizado no auditório da escola estadual Armando Nogueira e reuniu autoridades, professores e estudantes.

O seminário marcou o encerramento da edição 2014-2015 do Programa de Iniciação Científica Júnior, que, a partir de uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEEE), atendeu 119 bolsistas, estudantes de 22 instituições de ensino do Acre.

“Ciência, inovação e tecnologia são elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Precisamos deixar de ser apenas consumidores ou usuários para nos tornamos também produtores”, disse o reitor. “Estou feliz de estar diante do nosso futuro, jovens que desde cedo já tem despertado o interesse pela ciência e que logo ocuparão a universidade como estudantes e pesquisadores.”

Ao todo, foram expostos 31 banners com trabalhos de iniciação científica, 19 deles desenvolvidos por estudantes do Colégio de Aplicação (CAP) da Ufac, nas áreas de biologia, filosofia, história, educação física, inglês e geografia. Estudante da 2ª série do ensino médio do CAP, Eduardo Candido foi um dos escolhidos para representar o conjunto de trabalhos desta edição do seminário. No auditório lotado, ele apresentou os resultados de sua pesquisa intitulada “Coeficiente de incidência e letalidade de acidentes ofídicos no Estado do Acre, Amazônia ocidental: um inquérito de dez anos 2004-2013”.

O estudante, que ainda se decide entre os cursos de Medicina e Farmácia, acredita no caráter transformador da ciência. “A pesquisa é algo que me encanta e poder me dedicar a ela já na escola, antes de entrar na faculdade, é muito engrandecedor. Sei que chegarei à universidade melhor preparado”, avaliou o jovem.

Para a edição 2015-2016 do programa, lançada também durante a programação, serão disponibilizadas 350 bolsas de iniciação científica, no valor mensal de R$ 100 cada, durante um ano. “Estamos felizes em poder triplicar a quantidade de bolsas e vamos trabalhar para conseguir aumentar o valor de cada uma”, destacou o diretor-presidente da Fapac, Mauro Ribeiro. “Um dos principais objetivos desse programa é despertar a vocação científica em jovens que chegarão à universidade com plena capacidade para desenvolver atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.”

Postado em: 26/11/2015