Ufac participa de encontro sobre nanobiotecnologia
Professores e alunos das áreas de física, biologia, química, medicina e físico-química da Universidade Federal do Acre (Ufac) participam, de 25 a 28 deste mês, em Pirinópolis-GO, do 4º Encontro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanobiotecnologia. A participação da delegação acriana se dará na forma de apresentação de palestras, em sessões temáticas, e exibição de pôsteres.
O Grupo de Pesquisa em Nanociência, Nanotecnologia e Nanobiotecnologia (N&N&Nb) da Ufac existe desde novembro de 2008, inserido em projeto do INCT. No dizer do professor Anselmo Rodriguez, líder do grupo de pesquisa em N&N&Nb da Ufac, “o INCT de Nanobiotecnologia aborda a utilização de complexos nanoestruturados construídos a partir do acoplamento de drogas, ou biomoléculas, a materiais nanoestruturados (magnéticos e não magnéticos) para aplicação em saúde humana e veterinária”.
Sobre alguns dos objetivos primordiais do projeto, o vice-líder do grupo de pesquisa, professor Fernando Escócio, explicou que este “promove a formação de mão-de-obra qualificada, a pesquisa básica, a concepção e produção de materiais, a caracterização dos materiais produzidos, a utilização de modelos animais em testes pré-clínicos, a realização de testes clínicos, do desenvolvimento de tecnologia e a transferência da tecnologia para a sociedade”.
“É importante frisar ainda”, completou Rodriguez, “que desde a inclusão da Ufac no projeto do INCT em Nanobiotecnologia a instituição acriana foi beneficiada com a compra de equipamentos laboratoriais, minicursos e participação em eventos científicos, assim como na participação dos três encontros iniciais e, agora, no quarto, em diferentes universidades, que formam parte do instituto, cumprindo um dos objetivos e a missão do projeto, que é a de apoiar as universidades da região Norte”.
Postado em: 20/8/2013