Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa do 4º Congresso Internacional do Conhecimento

Ufac participa do 4º Congresso Internacional do Conhecimento

por Ascom-01 publicado 13/10/2015 10h40, última modificação 13/10/2015 11h19
Evento sediado na Universidade do Chile contou com a apresentação de trabalhos de professores e estudantes

Entre os dias 9 e 12 de outubro de 2015, professores e alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) estiveram na Universidade de Santiago do Chile, participando do 4º Congresso Internacional sobre Ciência, Tecnologia e Culturas: diálogo entre as disciplinas do conhecimento, visando o futuro da América Latina e do Caribe. O evento contou com apresentação de trabalhos de mais de 300 professores e 86 alunos de todo o mundo.

Os professores do Colégio de Aplicação (CAP), vinculado à Ufac, Reginâmio Bonifácio de Lima e Iracilda Bonifácio, apresentaram três trabalhos nos simpósios sobre gênero, religião e ditadura militar. Na oportunidade, eles relataram suas pesquisas de iniciação científica desenvolvidas no CAP.

Para Reginâmio, a Ufac tem se destacado no desenvolvimento de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. “A boa surpresa ficou com o fato de a Universidade de Santiago do Chile abrir apenas 86 vagas para os estudantes de graduação e cinco delas serem preenchidas pelos alunos de iniciação científica da Ufac que realizam suas pesquisas no âmbito do Colégio de Aplicação”, disse. Os bolsistas do Pibic de História, Gustavo Silva e Kersey Moraes, orientados por Reginâmio; e Amanda Oliveira, Lucas do Vale e Sandy Carvalho, orientados por Iracilda, apresentaram os resultados de suas pesquisas nas mesas-redondas do evento.

Iracilda destacou o papel do Cap como grande laboratório e local de aprimoramento em pesquisa e extensão e falou da importância do estímulo de jovens estudantes à pesquisa. “Um novo campo de estudo se delineia quando pesquisadores e alunos se propõem a estudar o discurso nas redes do poder e as correlações que se estabelecem sobre terras e gentes durante a ditadura militar brasileira”, comentou. “Novas formas de conhecimento e reflexão crítica fortalecem o sempre fascinante desafio de pensar e renovam a responsabilidade e o compromisso que a academia precisa ter com a sociedade na qual está inserida.”

Congresso em Santiago do Chile

Conhecimento

O Congresso Internacional do Conhecimento tem como objetivo contribuir para o diálogo e o intercâmbio entre as diversas áreas do conhecimento, fomentar a discussão sobre o papel intelectual na América Latina e no mundo e gerar um grande movimento coordenado para a produção e difusão do conhecimento. “A integração do conhecimento não somente é possível, como também necessária. Ela avança com eventos como este, tendo agentes e protagonistas como cada um e todos nós”, disse Elian Pereira de Araújo, da Faculdade Presbiteriana Mackenzie-RJ.

O 1º Congresso do Conhecimento Científico ocorreu em 2008, o 2º, em 2010, e o 3º, em 2012. O projeto se consolida com a consciência da necessidade de aproximação entre intelectuais e seus povos e para as aspirações que se tem do estabelecimento de conexões entre as grandes áreas para a construção do conhecimento. Conta com a participação de físicos quânticos a historiadores, de químicos do petróleo a estudiosos das letras. Pensadores de diversas áreas do conhecimento discutindo vivências e sociabilidade em um mundo que a cada dia se alinhava e estabelece uma nova inter-relação de solidariedade, investigação científica e hibridismo interconectado.

Postado em: 13/10/2015