Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa dos Jogos Universitários do Acre

Ufac participa dos Jogos Universitários do Acre

por Ascom-01 publicado 07/06/2013 08h40, última modificação 07/06/2013 08h47
111 alunos atletas representam a universidade em 8 modalidades esportivas na competição que seleciona para os JUBs

A Universidade Federal do Acre (Ufac) formou equipes em diversas modalidades esportivas para participar dos Jogos Universitários do Acre (Juac), que ocorrerão nos ginásios do campus Rio Branco, entre os dias 15 e 17, 22 e 24 de junho, a partir das 18h. Foram selecionados 111 alunos atletas, de 24 cursos da capital e de cinco cursos de Cruzeiro do Sul.

Os universitários compõem times coletivos (masculino e feminino) de basquete, futsal, handebol e vôlei, além de modalidades individuais: atletismo, judô, natação e xadrez. Do total de alunos selecionados, 50 recebem bolsas, no valor de R$ 400, do Programa de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), que é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

O coordenador do curso de Educação Física (bacharelado), Sandro Melo, lembrou a participação de uma equipe de handebol do campus Floresta (Cruzeiro do Sul), viabilizada pelo diretor em exercício do Centro Multidisciplinar (CMulti), Paulo Sérgio Bernarde.

Além disso, Melo destacou que parcerias internas para estimular e apoiar os estudantes propiciam o crescimento do esporte local. “Ações como essa só são possíveis devido à parceria entre a Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária, da Proex, e a Diretoria de Apoio Estudantil, da Proaes”, ressaltou.

Os Jogos Universitários do Acre selecionam as equipes que participarão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e que neste ano serão sediados em Goiânia, de 23 de outubro a 2 de novembro. Em Rio Branco, a Ufac competirá com duas universidades particulares do Estado: Fameta e Uninorte.

Alunos atletas

O objetivo do Pró-Esporte é fomentar a prática esportiva saudável, treinando equipes da Ufac e contribuindo para a democratização do desporto, além de disponibilizar um auxílio financeiro ao aluno para que a instituição seja representada em competições locais, nacionais e internacionais.

A estudante de Sistema da Informação, Dayane Rocha, é bolsista do Pró-Esporte e integra o time de vôlei. Ela destacou a importância do programa. “A bolsa é um incentivo a mais, embora nossa participação seja por amor ao esporte”, disse. “É uma ajuda para custear inscrições, uniformes e competições fora do Estado”.

O bolsista Isley de Freitas, do curso de Educação Física e praticante de futsal, reitera a opinião de Dayane: “A bolsa valoriza nossa participação e incentiva o gosto pela prática esportiva ; contribui para a compra de materiais de uso pessoal”. Cristiano Menezes, também de Educação Física e do time de futsal, quer contribuir para que a universidade vença os jogos. “Nosso objetivo é conquistar o bicampeonato para a Ufac e fazer melhor campanha nos jogos universitários nacionais, representando uma instituição pública”, declarou.