Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove atividades artístico-culturais em homenagem ao dia dos professores

Ufac promove atividades artístico-culturais em homenagem ao dia dos professores

por Ascom-01 publicado 16/10/2015 10h26, última modificação 16/10/2015 10h26

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu ontem à tarde, 15, às margens do lago da instituição, a 3ª mostra “Tons do Ofício”, em homenagem ao dia dos professores. O evento contou com uma série de atividades artístico-culturais e de homenagens aos docentes que se aposentaram no ano passado.

O “Tons do Ofício” acontece desde 2013 e foi instituído pela atual gestão superior. A ideia do evento é garantir um espaço de confraternização, de homenagens, de agradecimento e reconhecimento aos professores da Ufac por meio de uma programação com apresentações artísticas de professores para professores.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou que os professores são os sujeitos principais no processo de construção de uma Universidade propositiva e de referência em ensino, pesquisa e extensão. “Esta confraternização é um momento de alegria ao lado dos professores e pesquisadores que são importantíssimos para a Ufac. A nossa gestão se comprometeu em valorizar os nossos professores. Quando entregamos um prédio, um carro ou qualquer outro recurso, estamos de fato valorizando os professores, pois sem eles a Ufac não cumpriria o seu objetivo principal”, ressaltou Kinpara.

Tavifa Araripe é professora do Colégio de Aplicação (CAp) e durante o evento interpretou a música "Amor de Gabriela", de Tom Jobim. Ela vê como fato positivo a Ufac promover este momento de comemoração ao dia do professor. Sobre a apresentação, a professora conta que este é um momento de descontração ao lado de outros colegas, mas sobre a profissão ela ressalta a importância da “missão” de ser docente. “Temos um privilégio de mudar opiniões. Meu trabalho principal é com crianças e podemos ver o fruto do desenvolvimento de nosso trabalho”, afirmou Araripe.

O professor do curso de Música, Leonardo Vieira Feichas, fez uma apresentação de violino. Feichas também se apresentou no evento de comemoração ao dia do professor na Ufac de Cruzeiro do Sul e garante que "foi um sucesso”.

O professor do curso de Música, Cleuton Batista, e a música da Ufac, Letícia Porto Ribeiro também se apresentaram no evento. A professora do curso de Letras – Francês, Júlia Simone Ferreira, acompanhada do músico da Ufac, Pedro Cruz, apresentou a música “Ne me quitte pas", de Jacques Brel.

Homenageados

Durante a programação do evento houve o momento de homenagens aos professores que se aposentaram no último ano. “É uma forma de agradecimento ao empenho, à dedicação e ao compromisso daqueles que dedicaram suas vidas por esta Universidade”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli.

Os homenageados deste ano foram a professora Olinda Batista Assmar, do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA), que foi representada pela professora Lucy Queiroz; professora Maria Adízia Sá de Mesquita, também do CELA; professora Ilda Veríssimo da Trindade, do CAp e o professor Alexandre de Souza Silveira, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN).

A professora Maria Adízia Sá de Mesquita participou da primeira edição do Tons do Ofício, em 2013. “Foi muito interessante. Uma oportunidade dos professores mostrarem seus talentos e de nos encontrar em um ambiente fora do trabalho”, ressaltou. Sobre a homenagem Adízia afirma que “Todos nós, professores, merecemos esta homenagem”

Postado em: 16/10/2015