Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove curso em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica

Ufac promove curso em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica

por Ascom02 publicado 11/05/2012 16h19, última modificação 11/05/2012 16h19

O I Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógica para a Prática da Preceptoria na Residência Médica, organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), terá início a partir da próxima quinta-feira, dia 17.

A aula inaugural acontecerá na sede da Federação de Comércio do Acre (Fecomércio/Ac), no período de 8:30h às 18 horas, com intervalo para o almoço. O curso tem duração de seis meses e possui carga horária de 252 horas, sendo 180 de ensino à distância (EAD) e 72 horas presenciais, distribuídas em dois encontros nos meses de maio e setembro.

A iniciativa faz parte de um projeto nacional que ocorre em doze estados brasileiros sempre em parceira com as Universidades Federais, que se constituem em Centro Colaboradores da Abem. O curso é gerenciado nacionalmente por um Núcleo Docente Estruturante formado por Supervisores, Orientadores de Aprendizagem, Assessores Pedagógicos e Facilitadores.

O público alvo do curso é constituído por preceptores de programas de residência médica em todo o Brasil, especialmente aqueles que estão iniciando suas atividades. No Acre, 56 pessoas inscreveram-se para participar, sendo 24 delas selecionadas pela Abem. No âmbito local, o curso é conduzido ainda por professores da Ufac previamente capacitados como Tutores pela Abem.

O curso se estrutura em 3 eixos: cuidado, educação e gestão do trabalho em saúde privilegiando as seguintes temáticas:

• Eixo do cuidado: Modelo de Atenção Integral; Diretrizes, princípios e orientações do SUS; Política Nacional de Humanização.
  • Eixo da educação: Princípios de educação de adultos; Concepções pedagógicas; Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina; Metodologias de Ensino; Manejo de Grupo; Educação Continuada e Educação Permanente; Avaliação e feedback.
  • Eixo da gestão do trabalho em saúde: Modelos de Gestão; Planejamento; Motivação; Liderança; Gestão do tempo; Gerenciamento de Conflitos; Gestão de projetos.

A concepção pedagógica norteadora é a da Problematização onde o ensino e a aprendizagem se baseiam em problemas extraídos do contexto da prática, valorizando as experiências dos preceptores no cotidiano dos serviços, por meio de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Os módulos de ensino a distância, através da plataforma moodle, são administrados pelo Telessaúde UERJ.

Como proposta de trabalho final do curso, cada preceptor deverá elaborar um projeto de intervenção com objetivo de qualificação da formação em seu cenário de atuação, tendo por propósito final a evolução da qualidade da Residência Médica no Acre.