Ufac promove I Simpósio de Piscicultura
Professores, estudantes universitários, produtores rurais e técnicos de instituições estaduais e federais reúnem-se durante três dias (21 a 23 de novembro) no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, para participar do 1º Simpósio Acreano de Piscicultura, evento promovido pelo Centro de Ciências Biológicas e Naturais (CCBN), Ministério da Pesca e Conselho de Medicina Veterinária.
Sete palestras estão previstas para os dois primeiros dias do simpósio: “Industrialização de Pescado”, “Legislação da Piscicultura”, “Qualidade da água em tanque de piscicultura”, “Desafios para o desenvolvimento da piscicultura no estado do Acre”, “Programa estadual e complexo industrial de piscicultura do Acre”, “Modelos técnicos produtivos” e “Principais patologias em peixes tropicais”.
No dia 23, os participantes do simpósio viverão um dia de campo, na estação de piscicultura do produtor Moisés Barbosa de Souza, situada na Estrada do Quixadá. De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ufac, professor Henrique Jorge de Freitas, “será o momento de vivenciar a parte prática da atividade, como as questões do manejo e das instalações necessárias para a criação de peixes”.
Sobre a importância de um evento desta natureza, o professor Henrique explicou que “a piscicultura no Acre tem experimentado um enorme avanço nos últimos anos, graças, principalmente, ao apoio dado à atividade pelos poderes públicos. Então, a universidade tem que fazer a sua parte, promovendo a capacitação dos interessados. Justamente isso que estamos fazendo com esse simpósio”.
Palestra sobre a industrialização do pescado com o Prof. Dr. Jair Mauro Oliveira.