Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove palestra sobre “Conhecimento, cultura e ética no Ensino Superior”

Ufac promove palestra sobre “Conhecimento, cultura e ética no Ensino Superior”

por glauco publicado 17/09/2015 15h01, última modificação 17/09/2015 15h01
Evento vincula-se às atividades da Escola de Formação à Docência no Ensino Superior

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da pró-reitoria de Graduação (Prograd), promoveu hoje pela manhã, 17, como parte das atividades da Escola de Formação à Docência no Ensino Superior (Esfor), a palestra “Aprimoramento da Docência: Conhecimento, cultura e ética no Ensino Superior”. O evento ocorreu no Teatro Universitário e teve como objetivo realizar ações de ambientação acadêmica, formação continuada e socialização de experiências entre os docentes.

A Escola de Formação é composta por diversas atividades. Segundo a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, o objetivo da Esfor é promover ações de desenvolvimento profissional. “Seja por meio do aprimoramento da docência, por intercâmbio, mostras de práticas pedagógicas, por meio da frequência das pós-graduações lato sensu ou em gestão, e da participação na administração”, explicou Nicolli.

A palestra de abertura “Aprimoramento da Docência: Conhecimento, cultura e ética no Ensino Superior” ministrada pelo professor Alípio Marcio Dias Casali, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) teve como objetivo trabalhar o conceito de ética como uma qualidade institucional.

“Eu espero que a palestra contribua para dar algumas referências para os professores na parte prática, não só na prática pedagógica e que sirva como prática institucional. Porque a universidade não é só ensino, é também pesquisa, gestão e extensão” explica Casali.

Para o professor de sociologia da educação e coordenador de mestrado em Educação Mark Clark “é importante pensar na direção de termos internamente uma política de formação para os professores do nosso quadro, dando exatamente essa noção da necessidade da formação contínua. Nesse sentido, Escola de Formação retoma isso e dá uma boa resposta aos quadros docentes da Universidade na direção que nós temos uma política institucionalizada de formação continuada”, opinou.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, acredita que para que ocorram as melhorias não só quantitativa, mas qualitativas é preciso um processo de formação continuada. “Essas melhorias que nossos profissionais vivenciam vai refletir lá na ponta, lá no aluno, no nosso estudante”, afirmou Kinpara.

esfor 3

A Esfor

Em 2013 e 2014 a Universidade de forma geral se envolveu em reuniões para elaborar seu planejamento estratégico, durante esse processo foram indicados projetos estratégicos. Entre essas indicações está a Esfor que ficou sob a responsabilidade da Prograd.

Postado em: 17/9/2015.