Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza abertura da 5ª Jornada de Estudos de Gênero e Literatura

Ufac realiza abertura da 5ª Jornada de Estudos de Gênero e Literatura

por Ascom02 publicado 21/01/2015 13h56, última modificação 21/01/2015 13h56

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), realizou nessa terça-feira, 20, a abertura da 5ª Jornada de Gênero e Literatura: “A questão social na escrita e na leitura literária”. O evento contou com a presença de diversas autoridades da universidade e do governo do Estado.

Para a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Paes, a parceria entre a universidade e os órgãos governamentais é fundamental para combater o machismo e promover a igualdade de gênero por meio da educação. “É necessário que o movimento de mulheres se una. A universidade é uma grande parceira da Secretaria da Mulher. Para o início de fevereiro já temos várias ações agendadas. A educação transforma as pessoas”, afirmou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock da Silva Pessoa, reafirmou a necessidade das parcerias e falou sobre a importância de eventos como esse. “Temos uma área que trabalha especificamente com as questões de gênero na Proex, e queremos cada vez mais aumentar as parcerias e investir numa sociedade mais justa. Eventos como esse são muito necessários”, disse.

A 5ª Jornada de Gênero e Literatura é uma ação de extensão coordenada pela professora Margareth Edul Prado Lopes e é uma das atividades anuais do Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia (Nega).

Logo após a abertura, a professora Cíntia Schwantes proferiu a conferência de abertura, intitulada “Literatura Infantojuvenil e Gênero: o protagonismo feminino”. No período da noite, das 19h às 21h ocorrem as oficinas e minicursos, que continuam nesta quarta-feira, 21, e quinta-feira, 22. Quem tiver interesse em participar das mesas-redondas, debates e minicursos pode consultar a programação completa no blog do evento. Clique aqui para acessá-lo.

Postado em: 21/1/2015

(Ascom-Ufac)