Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza aula inaugural de Dinter em Enfermagem

Ufac realiza aula inaugural de Dinter em Enfermagem

por Ascom-01 publicado 11/12/2015 09h08, última modificação 11/12/2015 09h08

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Enfermagem, Cuidado e Saúde, uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O evento ocorreu nessa quinta-feira, 10, na sala ambiente do bloco de Medicina. O Dinter tem duração de quatro anos e deverá formar 18 novos doutores para a Ufac nas áreas de enfermagem, educação física e nutrição.

A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do curso em São Paulo, professora Elisabeth Niglio de Figueiredo, que abordou as linhas gerais do programa do curso. Ela é responsável pela disciplina de Políticas Públicas.

A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, agradeceu a parceria com a Unifesp. “Precisamos de parceiros para nos fortalecer. Essa parceria com a Unifesp é a prova de dedicação entre as instituições”, disse. Guida ressaltou, ainda, a dedicação dos alunos do Dinter, que, segundo ela, fizeram por merecer a oportunidade de realização do curso. “Sabemos a dificuldade que é sair do Estado para cursar um doutorado. Vocês fizeram por merecer. Podiam ter parado no Minter [Mestrado Interinstitucional], mas buscaram mais. Ter essa oportunidade de, na nossa casa, fazer um doutorado em Enfermagem é um sonho”, finalizou.

Para o coordenador local do Dinter, professor Romeu Paulo Martins Silva, a titulação dos professores da Ufac garantirá mais pesquisas para a instituição. “Esses novos doutores poderão pleitear mais recursos em projetos de fomento de pesquisa para a Ufac. Então, o recurso retorna para universidade. Além de fortalecer os cursos de graduação, que serão melhor avaliados devido ao número de doutores no quadro”, observou o professor.

Silva ressalta que o projeto para realização do Dinter foi aprovado com a maior pontuação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Isso garantiu que nosso projeto não sofresse cortes. Temos recursos para bolsas e passagens para que os alunos possam cursar as disciplinas em São Paulo e participar do estágio”, informou.

Também participou da solenidade a diretora do Centro de Ciências da Saúde e Desporto (CCSD), Raimunda da Costa Araruna.

Postado em: 11/12/2015