Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza palestra para iniciar novo ciclo de planejamento estratégico

Ufac realiza palestra para iniciar novo ciclo de planejamento estratégico

por Ascom-01 publicado 15/03/2016 09h26, última modificação 15/03/2016 09h26

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), iniciou, com a palestra “Desafios da Educação Superior”, o ciclo de atividades do projeto Ufac 20, na tarde desta segunda-feira, 14, no Teatro Universitário. O Ufac 20 é o principal de 13 projetos do planejamento estratégico da Ufac e visa pensar a universidade no horizonte dos próximos 20 anos.

Para a vice-reitora Guida Aquino, o planejamento estratégico da Ufac é um marco. “A Ufac, hoje, sabe o que quer e aonde quer chegar. E isso é de suma importância para qualquer instituição de ensino superior”, disse. A palestra, com o renomado membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, é a primeira ação do Ufac 20 para pensar a universidade para os próximos 20 anos.

A palestra foi mediada pelo pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, que fez, na abertura do evento, uma apresentação sobre o planejamento estratégico da Ufac e a importância do projeto Ufac 20. “A Ufac completa 52 anos neste mês e precisamos pensar a universidade daqui para frente, num horizonte de 20 anos”, declarou.

“Estamos abrindo um espaço de discussão em relação a todas as iniciativas que podem ser desenvolvidas nesse horizonte. Vamos colocar a graduação, a pós-graduação e a extensão em foco. Teremos projetos impactantes dentro desta iniciativa”, finalizou Hid.

Para o conselheiro nacional de educação, Luiz Roberto Liza Curi, um dos grandes problemas das universidades é a falta de planejamento. Para ele, a universidade precisa ser vista como um processo dinâmico e integrado.

“O que se espera de uma universidade daqui a 20 anos é que ela consiga consolidar currículos atuais, flexíveis e interdisciplinares. Capacitar adequadamente seus docentes, não só para atividade de pesquisa, mas também para se transformarem em agentes estratégicos para o futuro da universidade”, afirmou Curi. “A ideia é que a apresentação de hoje estimule uma discussão acerca dos pontos mais estratégicos no planejamento.”

Ufac 20

O projeto estratégico Ufac 20 tem a finalidade de pensar as necessidades da instituição em termos de cursos, pesquisa, pessoal e infraestrutura física para as próximas duas décadas.

Planeja-se, assim, concretizar a implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação (em mestrado e doutorado) e de novos campi; o desenvolvimento de projetos, como o Hospital Universitário, o Parque Tecnológico, o Centro de Excelência em Energia do Acre, além do apoio às empresas nascentes de base tecnológica (start-ups).

Postado em: 14/3/2016