Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza XVI Semana de Letras

Ufac realiza XVI Semana de Letras

por Ascom-01 publicado 20/08/2014 08h45, última modificação 20/08/2014 08h45
Programação discute a formação do professor e o uso das múltiplas linguagens

Com o tema “Múltiplas Linguagens e a formação de professores”, a Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza durante toda esta semana a XVI Semana de Letras. Palestras, minicursos, mesas-redondas, além de apresentações culturais, compõem a programação que segue até a próxima sexta-feira. O evento ocorre no anfiteatro Garibaldi Brasil e é aberto ao público.

Presente na solenidade de abertura, realizada na tarde de ontem, 19, a pró-reitora de Assuntos Estudantis e reitora em exercício, Aline Andréia Nicolli, fez questão de destacar o caráter de continuidade já assumido pelo evento organizado há 16 anos pela universidade. “É engrandecedor identificar dentro da instituição atividades já completamente consolidadas como essa. A Semana de Letras desenvolve-se ano a ano como um espaço de discussão importante para professores e alunos que têm a possibilidade de refletir sobre assuntos relevantes, como no caso desta edição, a formação e as múltiplas linguagens. Deixo aqui os meus parabéns a toda a equipe envolvida, professores, alunos e coordenação”.

Incentivar a integração dos alunos dos cursos de graduação (espanhol, libras, português e francês), promover debates para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas para a formação dos profissionais que irão atuar na rede de educação e estimular práticas pedagógicas inovadoras para uso apropriado das diversas linguagens estão entre os principais objetivos do evento que envolve toda a comunidade acadêmica da área.

“Metade dos nossos cursos são voltados para a formação de professores. É fundamental poder discutir, aqui, a formação e a necessidade de reconfiguração do perfil do professor que vai atuar no interior das salas de aula lidando com diferentes formas de comunicação”, destacou a diretora do Centro de Educação, Letras e Artes da Ufac, Grace Gotellip. Também participaram da solenidade de abertura, o secretário de Educação e Esporte do Estado do Acre, Marco Antônio Brandão Lopes e a coordenadora do curso letras Português, Antonieta Buriti de Souza Hosokawa.

Após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra da professora convidada, Candace Slater, da University of Berkeley que tratou sobre o tema “A Amazônia acreana e a visão do mundo sobre ela”.

Veja aqui a programação completa da XVI Semana de Letras.

Sarau LiteroMusical encerra programação

O encerramento XVI Semana de Letras será marcado pelo Sarau LiteroMusical, que ocorre no dia 22, no estacionamento do Núcleo de Processo Seletivo (Nups), a partir das 20 h, por iniciativa dos centros acadêmicos das letras da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O Sarau faz uma homenagem aos 100 anos de Vinícius de Moraes, autor que possui uma obra vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Na ocasião, o professor Sérgio Santos apresentará seu livro “O Regresso” e a professora Simone Lima lança as obras “Amazônia Babel – Línguas, ficção, margens, nomadismos e resíduos utópicos”, “Caleidoscópios da cultura brasileira” e “Pirão de rã”.

Além disso, haverá várias atividades como sebo, bazar, recital de poemas, a exposição das pinturas e desenhos dos jovens artistas Luís Eduardo Ferreira e Vanderly Guimarães e venda de comidas. Os recursos arrecadados serão destinados aos centros acadêmicos.

Para o bazar e o sebo, os estudantes estão promovendo uma campanha de arrecadação de roupas, acessórios, calçados e livros. Os livros serão vendidos a preço de R$ 1, 2 ou 5 na intenção de incentivar a leitura e democratizar o conhecimento.

A programação musical fica por conta de bandas de diversos estilos como Habemus Nomen, Dona Xica, Caligulove, Os filhos da cada mãe, Defraudes, Os descordantes e The classics. O violinista acreano Miquéias Haluen, que já fez várias apresentações internacionais, também participará e lançará uma nova composição.

Postado em: 20/8/2014