Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe apoio do MEC para doutorado, reformas e hospital universitário

Ufac recebe apoio do MEC para doutorado, reformas e hospital universitário

por Ascom-01 publicado 19/07/2013 13h25, última modificação 19/07/2013 13h25
Ufac recebe apoio do MEC para doutorado, reformas e hospital universitário

Ufac recebe apoio do MEC

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, trouxe boas notícias de Brasília, onde, nessa quinta-feira, 18, esteve em reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação e do Desporto (MEC), José Henrique Paim, e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acompanhado do deputado federal Sibá Machado (PT-AC). Curso de doutorado, apoio para reformas estruturais e implementação de hospital universitário foram as notícias trazidas pelo reitor.

Kinpara discutiu com Paim a necessidade de a Ufac apresentar, até 2016, um curso próprio de doutorado para que não perca o status de universidade. O reitor lembrou que a instituição completa, em 2014, 50 anos de história e 40 anos de federalização, estando presente em quase todo o Estado. “É uma das instituições mais antigas da região”, disse. “Temos aproximadamente 12 mil alunos em dois ‘campi’, 45 cursos de graduação, seis cursos de mestrado e nenhum doutorado próprio”.

Ele pediu o apoio do MEC para instalação de doutorado regular na Ufac, ressaltando que universidades amazônicas têm dificuldades e especificidades regionais. Além disso, lembrou que os critérios de propostas de novos cursos utilizados para universidades do centro-sul do país não podem ser atendidos integralmente por instituições do Norte.

Segundo Kinpara, a Ufac participa com cinco professores em doutorado da Rede Bionorte, mas a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por protocolar o curso, é que acaba registrando o título, em prejuízo da instituição acriana. O diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, alegou falhas de entendimento interno para o fato e defendeu que o curso deverá ser creditado à Ufac.

O secretário Paim disse que, até setembro, sairá o resultado das avaliações de propostas de novos cursos. São sete cursos de mestrado registrados pela Ufac, que deverá reapresentar, com adequações, a proposta de seu curso de doutorado em Produção Vegetal, pleiteado anteriormente e rejeitado por detalhes.

Segundo Paim, os critérios de avaliação de novos cursos não podem ser mudados, mas a Ufac tem apoio para uma qualificação emergencial de seus quadros. “Sou fã do estado do Acre e o deputado Sibá é sempre um grande parceiro do MEC”, declarou. “Espero que tanto eu quanto ele possamos dar continuidade aos projetos educacionais de interesse da população acriana”.

Apoio aos projetos de reestruturação física da Ufac

Além do apoio para a elevação do nível dos quadros da universidade, o reitor apresentou, ainda, ao secretário Paim, o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufac, que depende de grandes investimentos em infraestrutura. Foi apresentada a relação de obras prioritárias com recursos estimados em R$ 72 milhões para aplicação em 2013 e 2014.

A construção de prédios acadêmicos, laboratórios, centro de salas multimídia, centro administrativo, ampliação do Restaurante Universitário, ampliação e recuperação do sistema viário e recuperação da rede de energia elétrica (que já conta com mais de 30 anos), orçados em mais de R$ 100 milhões para os próximos três anos, foram obras listadas no pacote de projetos apresentado ao secretário, que se comprometeu com a liberação dos recursos até a realização da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2014, em Rio Branco, no campus sede da Ufac.

O apoio oferecido pelo MEC contempla, também, a instalação de um hospital universitário até 2017, projeto que integra o programa “Mais Médicos”, lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff.

(Com informações da Assessoria-Deputado Sibá Machado)