Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe visita da deputada Leila Galvão

Ufac recebe visita da deputada Leila Galvão

por Ascom-01 publicado 24/04/2015 08h55, última modificação 24/04/2015 10h17
Pauta da reunião foi inauguração do campus em Brasileia

A Reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 23, a visita da deputada estadual Leila Galvão (PT-AC). A reunião, que durou cerca de uma hora e meia, girou em torno dos últimos ajustes necessários para implantação do campus universitário no município de Brasileia.

“A inauguração do novo campus não demora. O prédio está totalmente pronto, mas para ser entregue à comunidade, precisamos ajustar o transporte, a construção de uma rotatória próximo à entrada para evitar acidentes e o nivelamento para o portão de acesso”, informou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

Localizado no quilômetro dez da rodovia BR-317, o campus da Ufac em Brasileia já tem confirmados pelo Ministério da Educação (MEC) os cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e bacharelado em Ciências Biológicas, cada um com 50 vagas disponíveis para egressos do ensino médio. “A universidade chegará ao estudante e não mais o contrário, cumprindo seu papel de observar a vocação econômica do local. Não temos dúvida do salto que aquela região dará a partir dessa implantação”, apostou o reitor.

Animada com a notícia da inauguração em breve, Leila comprometeu-se a continuar apoiando a Ufac nessa reta final para implantação do campus, lembrando os primeiros passos do projeto no município quando ainda atuava como prefeita. “Está próxima a realização do sonho de nossos jovens e de todas as pessoas que acreditam no poder do conhecimento como ferramenta de fortalecimento da sociedade”, afirmou a parlamentar. “Para quem acompanha esse projeto desde seu início, é um gostinho especial. Estamos muito felizes em receber essa notícia. Tudo isso demonstra o compromisso da universidade em valorizar também o Alto Acre, que é uma região rica em oportunidades.”

Acordo

A deputada deixou a reunião com o compromisso de contribuir com a universidade nas demandas emergenciais e na busca por alocação de recursos para investimentos em laboratórios de pesquisa e futura construção de uma residência estudantil e restaurante universitário, necessidades também destacadas por Kinpara.

“Saio com o compromisso de articular junto aos parlamentares federais a possibilidade de alocar emendas para criação de novos espaços dentro do campus, principalmente laboratórios”, garantiu o reitor. “Já na semana que vem, também devo procurar o governador para avaliar soluções para transporte e acesso ao campus de Brasileia.

A reunião contou com a participação da vice-reitora, Guida Aquino; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Cruz; do pró-reitor de Planejamento em exercício, Daniel Pena; e do pró-reitor de Administração, Thiago dos Santos. Além dos assessores, Leila Galvão esteve acompanhada de vereadores de Brasileia, Fernanda Hassem (PT) e Rosildo Rodrigues (PT), que ratificaram o compromisso de intermediar o contato com a prefeitura do município.

Concurso público

Durante a reunião, o reitor Minoru Kinpara também anunciou a abertura de concurso público para contratação de professores e técnico-administrativos que deverão atuar em Brasileia. “Serão mais de cem vagas. Estamos aguardando apenas a liberação do MEC para proceder à abertura do edital”, disse.

Postado em: 24/4/2015