Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recupera ramais de acesso à Reserva Florestal Humaitá e à Fazenda Experimental Catuaba

por glauco publicado 09/07/2015 13h30, última modificação 09/07/2015 13h32
Reforma abrange os portões de entrada, guaritas de segurança e as casas de apoio aos pesquisadores

A Universidade Federal do Acre (Ufac) iniciou recentemente os serviços de revitalização de infraestrutura das bases de pesquisa da Reserva Florestal Humaitá (RFH) e da Fazenda Experimental Catuaba (FEC). A reforma abrange os ramais de acesso, portões de entrada, guaritas de segurança e as casas de apoio aos pesquisadores. Os trabalhos visam garantir melhores condições de pesquisa para professores, pós-graduandos e alunos da graduação.

Na RFH, que fica localizada no quilômetro 33 da estrada de Porto Acre (rodovia AC-10), os serviços são de reforma da casa - cobertura, paredes e calçamento - que serve de abrigo aos pesquisadores, reforma do redário e do portão de entrada com recuperação da guarita, atendendo a demanda por mais segurança. O ramal de acesso à base do projeto está sendo recuperado com serviço de terraplanagem, drenagem e instalação de bueiros. Garantindo o acesso de veículos até o imóvel, o que facilita o transporte de pessoas e equipamentos de pesquisa.

catu

“Precisamos garantir esse investimento para facilitar as condições de pesquisa da instituição”, destacou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, que buscou parceria com a prefeitura do município do Porto Acre para resolução do problema de acesso. Para a limpeza e segurança, a Ufac já tem contrato fechado com empresas terceirizadas e o serviço de revitalização da moradia está sendo realizado pela prefeitura do campus.

Ao longo das últimas duas décadas, diversas atividades da Ufac, tanto de ensino quanto de pesquisa, têm sido desenvolvidas na área, incluindo trabalhos de monografia, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Nos últimos sete anos, a área tem sido utilizada em pesquisas integradas, envolvendo a participação de pesquisadores da Ufac e de outras instituições de ensino ou pesquisa do Brasil e do exterior, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), University of Exeter (Inglaterra), New York Botanical Garden (EUA) e University of Florida (EUA). Mais recentemente, a RFH abriga estudos do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Rede Amazônica de Inventários Florestais (Rainfor), bem como parcelas permanentes  de monitoramento de área de queimadas e projetos de mestrado.refor

A RFH é uma cessão de terra do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AC) utilizada pela Ufac há mais de 25 anos.

Fazenda Experimental Catuaba também está sendo revitalizada

Na FEC, que fica localizado no município de Senador Guiomard, os trabalhos incluem recuperação do portão de entrada e guarita de segurança. Manutenção dos criadouros de pacas, porcos e capivaras e do redário. Dos 4 imóveis que fazem parte da base de pesquisas, três serão reformados e um será demolido por não apresentar condições de recuperação.

O ramal está sendo refeito com melhorias na drenagem e manutenção dos bueiros para melhor drenagem. Segundo o reitor Minoru Kinpara, este é um dos serviços prioritários que estão sendo executados. “Sem esse acesso as pesquisas ficam comprometidas”, pontuou Kinpara.

Apesar de ter passado por uma reforma recentemente na estrutura base que funciona como alojamento para estudantes e pesquisadores esses serviços eram necessários para melhor aproveitamento do espaço.

Reserva Florestal Humaitá

A RFH possui área total de aproximadamente 2 mil hectares. O fragmento é circundado pelo Projeto de Assentamento Humaitá, por pequenas fazendas e pelo rio Acre. Composta por uma cobertura vegetal de floresta aberta com bambu e floresta aberta com palmeira, a RFH representa uma parte da floresta nativa regional importante tanto para a conservação quanto para pesquisa científica em diversas áreas, localizada a um raio de apenas 40 quilômetros de Rio Branco.

Fazenda Experimental Catuaba

A Fazenda Experimental Catuaba (FEC) fica localizada às margens da rodovia BR-364, a 25 quilômetros de Rio Branco. A área é composta por 819 hectares, sendo 30 hectares de área antropizada (onde estão localizados alojamentos, pomar e horta), 10 hectares de área de capoeira (onde estão localizados recintos que abrigam os animais) e o restante de cobertura florestal. O espaço, de propriedade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AC), representa parte da floresta nativa regional, marcando sua importância tanto para a conservação quanto para seu uso em pesquisa científica em diversas áreas.

“Como um espaço de pesquisa, a Fazenda Experimental Catuaba é, na verdade, um grande laboratório a céu aberto que atende a demandas de pesquisa, graduação e extensão. Essa ação de melhoramento integra nossa preocupação com a recuperação de laboratórios da instituição”, destacou o reitor.'

Postado em: 9/7/2015.