Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia encontro interestadual de história

Ufac sedia encontro interestadual de história

por Ascom-01 publicado 26/08/2014 11h04, última modificação 26/08/2014 11h04

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia, no período de 15 a 19 de setembro, no campus de Rio Branco, o 1º Encontro Interestadual de História Acre e Rondônia, evento promovido conjuntamente pelas seções estaduais da Associação Nacional de História (Anpuh) e das coordenações dos cursos de história da própria Ufac e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A conferência de abertura do encontro, sob o tema “Fronteiras da história: dimensões e perspectivas”, será proferida pelo doutor Rodrigo Patto Sá, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Anpuh nacional.  A conferência final será proferida pela doutora Maria Mercedes Ortiz Rodriguez, da Universidad del Valle (Univalle) de Calli (Colômbia), sob o tema “As representações da Amazônia e dos indígenas amazônicos em José Eustásio Rivera e Euclides da Cunha”.

De acordo com o coordenador do evento, doutor Francisco Bento, professor do curso de história da Ufac, a ideia, quando se pensou em realizar o encontro, “foi a de promover um congraçamento entre pesquisadores que estudam a região amazônica, tanto faz se brasileira ou internacional, no sentido de trocar experiências e compartilhar o fruto dos seus trabalhos com seus pares, com estudantes e com interessados de um modo geral”.

Francisco Bento esclareceu que a intenção das instituições organizadoras é que o evento se repita a cada dois anos, sendo que em 2016 já está acertado que a Unir sediará a segunda edição. Outra coisa, afirmou o coordenador, é que “todos os artigos apresentados nessa primeira edição do encontro interestadual de história Acre e Rondônia serão, posteriormente, reunidos em um volume, no formato de e-book”.

As inscrições para ouvintes que desejam certificados permanecerão abertas entre os dias 1 a 14 de setembro, pelo site www.eventoacrerondonia.wix.com/encontrodehistoria. Quanto aos minicursos, algumas vagas remanescentes poderão ser preenchidas no primeiro dia do evento (15 de setembro).

Postado em: 26/8/2014