Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia encontro internacional para discutir desenvolvimento regional da Amazônia

por Ascom-01 publicado 11/12/2014 10h41, última modificação 11/12/2014 10h41

A solenidade de abertura do 2º Simpósio Internacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia (Sidram) e 5º Simpósio de Desenvolvimento Regional do Acre (SIMDR-AC) foi realizada na noite dessa quarta-feira, 10, no anfiteatro Garibaldi Brasil. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, abriu o evento em nome do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josué Bispo, o coordenador do mestrado em Desenvolvimento Regional na Amazônia, Raimundo Cláudio Maciel, e o doutorando da Universidade de Campinas (Unicamp), Elyson Ferreira, também participaram do ato solene.

“O tema que será discutido aqui nesses dias de seminário é importante não só para o Acre como para toda a Amazônia”, destacou Josimar Batista. “Discutir o desenvolvimento regional, a governança fundiária e a integração regional é fundamental para que possamos vencer a pobreza na nossa região.” O pró-reitor também frisou a importância do evento como espaço de incentivo à produção e divulgação de pesquisa de qualidade.

Encontro Desenvolvimento Regional

O Sidram e o SIMDR-AC têm como objetivo o debate acerca de temas relevantes à governança fundiária. Entre os temas discutidos, estão: reconhecimento de direitos fundiários institucionais; regulamento de uso de direitos à floresta, assim como a terras comuns e rurais; gestão das terras públicas; transferência de grandes extensões de terras aos investidores; fornecimento  público de informações sobre terras; resolução de conflitos, entre outros.

A programação segue até sexta-feira, 12, com palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos orais e pôsteres.  A palestra de abertura, com o tema “O Papel das  Instituições na Promoção da Governança Fundiária” foi proferida pelo pesquisador Elyson Ferreira.

Postado em: 11/12/2014