Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical

Ufac sedia Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical

por Ascom-01 publicado 26/11/2014 09h25, última modificação 26/11/2014 16h09

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu na tarde de ontem, 25, a abertura do 8º Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Inédito no Acre, o evento reúne em Rio Branco estudantes e professores representantes dos sete Estados da região norte do país.

O evento traz como tema, este ano, “Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento". O objetivo é refletir sobre a produção de conhecimento em educação musical e sobre o papel da área na formação humana nos diferentes níveis e contextos de ensino. “Esse encontro servirá para fortalecer e estimular professores e estudantes a discutir a realidade e os rumos da educação musical tão presente, e ao mesmo tempo, tão distante das nossas escolas”, destacou a coordenadora do 8º Encontro Regional Norte da ABEM, professora Maíra Scarpellini.

Até amanhã, 27, as discussões serão conduzidas por pesquisadores reconhecidos regional e nacionalmente. A conferência de abertura, “Caminhos para desenvolvimento de ações e de pesquisas em Educação Musical na sociedade contemporânea – desafios da ética” foi proferida pelo presidente da ABEM nacional e professor da Universidade Federal da Paraíba, professor Luís Ricardo Silva Queiroz. A programação inclui ainda cursos, oficinas, mesas redondas e conferências além de programação musical com as presenças da Orquestra de Flauta da EMAC, Big Band do Acre, Janio Teixeira, Alexandre Anselmo, Trio de Música Brasileira para violões da Ufac e Orquestra Filarmônica do Acre.

A solenidade de abertura contou a apresentação do Trio de Cordas e do Coral da Ufac. Compuseram a mesa de honra o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, representando o reitor Minoru Kinpara, Enock pessoa; a diretora regional da ABEM, Lia Braga, a coordenadora do 8º Encontro Regional Norte da ABEM, Maíra Scarpellini e o presidente da ABEM, Luís Ricardo Queiroz. “A realização do evento pela primeira vez no Acre demonstra a importância desse evento para o Estado e para a educação brasileira. Vamos discutir aqui o desenvolvimento, o fortalecimento e a consolidação da educação musical do nosso país”, afirmou Queiroz.

Sobre a ABEM - A Associação é uma entidade nacional sem fins lucrativos, constituída em 1991, com o intuito de congregar profissionais e de organizar, sistematizar e sedimentar o pensamento crítico, a pesquisa e a atuação na área da educação musical. Ao longo dessa trajetória, a Associação vem promovendo encontros, debates e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da educação musical dos diversos níveis e contextos de ensino. A ABEM está vinculada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e é membro da ISME (International Society for Music Education).

Postado em: 26/11/2014