Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia, pela primeira vez, o Fórum Internacional MAP sobre mudanças climáticas

por Ascom-01 publicado 10/11/2015 22h22, última modificação 10/11/2015 22h22

O evento “X Fórum MAP”— sigla utilizada para integrar as regiões de Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia) —  foi sediado, pela primeira vez  na Universidade Federal do Acre. A abertura ocorreu no Teatro da Ufac, às 19h, com a presença de diversas autoridades peruanas e bolivianas. Além disso, o evento que traz discussões sobre mudanças climáticas, contou com palestras do Senador e Vice presidente do Senado, Jorge Viana; e da ex-senadora Marina Silva.

“É uma felicidade muito grande poder sediar um evento desse porte na Ufac. Nós quisemos trazer o evento para dentro da universidade  para colocar como pauta esse tipo de discussão para nossos professores e pesquisadores. Além disso é uma honra imensa poder receber nosso Senador Jorge Viana e  Marina Silva para proferirem palestra sobre um tema tão atual como são as mudanças climáticas”. Afirmou a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino.

O Map traz uma programação cultural diferenciada este ano. A abertura contou com a exibição de um curta do Festival Internacional de Cinema Pachamama chamado “Abuella Grillo”,  em  seguida ocorreu a apresentação da Orquestra de Violões da Ufac, sob regência do professor Romualdo Medeiros. O evento contou ainda com a apresentação do grupo cultural acreano Jabuti Bumbá e com a apresentação de danças típicas peruanas.

O evento segue nos dias 10 e 11 de novembro, no horário de 8h às 18h. As discussões dos próximos dias se dividirão em mesas temáticas sobre: gestão de riscos; água, solo e floresta; economia e infraestrutura; planejamento regional; direitos humanos e ambientais.

Com relação à temática do evento, a diretora do Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac, Cristina Boaventura, afirma que “a iniciativa MAP é feita de pessoas que se juntam para desenvolver ações e buscar soluções para problemas que afetam essa região”, disse. “Grandes cheias, como a que tivemos em 2015, aconteciam de 50 em 50 anos e agora acontecem quase todo ano; temos que nos adaptar e criar resiliência contra eventos extremos.”

O encerramento do evento acontece dia 11, às 15h, no Teatro da Ufac, com apresentação do Cancioneiro de Músicas Medievais e Renascentistas do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Postado em: 10/11/2015