Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia seminário sobre os 10 anos do parque Estadual Chandless

Ufac sedia seminário sobre os 10 anos do parque Estadual Chandless

por glauco publicado 26/06/2015 15h35, última modificação 26/06/2015 16h21

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, participou hoje pela manhã, 26, da abertura do seminário em comemoração aos 10 anos de criação do Parque Estadual Chandless. O evento ocorre durante todo o dia de hoje, na sala ambiente do bloco de mestrados da Ufac.

O Parque Estadual Chandless (PEC) é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, criado em 2 de setembro de 2004. A área do parque abrange os municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus. Representa 4,23% do território de Estado do Acre. É a primeira área protegida na categoria parque estadual.

cha 01

O organizador do evento e professor do mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Elder Ferreira Morato, diz que é importante que o evento aconteça dentro da universidade e enfatiza que “essa também é uma homenagem aos professores e pesquisadores da Ufac. Eles são de fundamental importância no projeto, principalmente, na elaboração do plano de manejo, nas expedições, nas publicações de artigos e nas dissertações de mestrado”, explica Morato.

O coordenador do Parque Estadual Chandless, Jesus Rodrigues Domingos, ressalta a importância do evento para o âmbito acadêmico “ao realizarmos esse evento na Ufac estamos reforçando os laços e parcerias entre o parque e a universidade. O ambiente acadêmico é importante para estimular a pesquisa”, frisou Domingos.

Na mesa de abertura estavam presentes o senador, Jorge Viana; o secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus; a reitora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante; e vice-reitora da Ufac, Guida Aquino.

Durante a solenidade foi entregue ao reitor, Minoru Kinpara, e ao senador, Jorge Viana, termo de agradecimento pelo trabalho de pesquisa e extensão desenvolvido pela Ufac no Parque Estadual Chandless. Em seu discurso o senador Jorge Viana enfatizou a importância da criação do parque para a história do estado, para a preservação da fauna e da flora, “dez anos depois podemos perceber a importância do parque não só para o estado como para ao Brasil, ao se tratar de uma unidade de conservação e que desenvolve pesquisa”, destaca. O reitor complementou o debate dizendo que “é através dessa parceria que a universidade tem crescido, e continuará crescendo. Que venham mais 10, 20 e 30 anos de Parque e pesquisa”, finalizou Kinpara.

cha 03