Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia simpósio internacional sobre geoglifos da Amazônia

Ufac sedia simpósio internacional sobre geoglifos da Amazônia

por Ascom-01 publicado 11/08/2014 09h46, última modificação 11/08/2014 09h46

O III Simpósio Internacional da Amazônia Ocidental: Geoglifos do Acre vai acontecer entre os dias 12 e 15 de agosto, em Rio Branco. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A abertura vai contar com a participação da presidente do IPHAN, Jurema Machado.

O objetivo é reunir profissionais ligados à arqueologia e gestores do patrimônio para debater sobre a patrimonialização dos geoglifos, o processo de tombamento desses sítios, e as perspectivas e desafios da gestão dos bens em longo prazo.

No dia 14, haverá uma apresentação dos resultados do estudo sobre os sítios geoglifos nos Estados do Acre, Amazônia e Rondônia, fornecida pela professora Denise Schaan da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Sobre geoglifos

Os geoglifos são enormes recintos de formatos geométricos, circundados por fossos, que foram construídos e ocupados por populações indígenas. Hoje esses sítios arqueológicos constituem-se em um importante patrimônio cultural do estado do Acre, sendo representativos das modificações e aproveitamento da paisagem por parte dos grupos indígenas no passado.

Podem ser encontrados em várias partes do mundo. Os mais conhecidos e estudados estão na América do Sul, principalmente na região andina do Chile, Peru e Bolívia. No Acre, os pesquisadores já listaram mais de 250 sítios arqueológicos em estrutura de terra. Descobertos pelo pesquisador Ondemar Dias em 1977, os geoglifos do Acre são estudados a partir da ação de Alceu Ranzi, que os popularizou.

Acesse aqui a programação completa do evento.

Serviços:

Local: Anfiteatro da Universidade Federal do Acre – UFAC.

Data: 12 a 15 de agosto de 2014.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (68) 8114-9667; 9994-5363, 3222-7290 ou pelo e-mail geoglifos@gmail.com.

Com informações do IPHAN.
Postado em: 11/8/2014