Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia treinamento de projeto sobre riscos cardiovasculares em adolescentes

Ufac sedia treinamento de projeto sobre riscos cardiovasculares em adolescentes

por Ascom-01 publicado 11/03/2014 16h27, última modificação 11/03/2014 16h27

Por meio de convênio entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi iniciada nesta segunda-feira, 10, a capacitação da equipe que realizará a pesquisa nacional para avaliar o risco cardiovascular dos adolescentes de escolas públicas e particulares no Acre. Dos 40 inscritos, 20 começaram o curso que preparará, também, seis supervisores.

O projeto de Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) conta com a participação de pesquisadores de 21 instituições de ensino, representando 13 estados brasileiros. A meta é avaliar as condições de saúde de aproximadamente 75 mil jovens estudantes, avaliando os diversos indicadores relacionados a diabetes, obesidade e fatores de risco cardiovascular (níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros), além de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios.

O projeto é coordenado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc) da UFRJ e está prevista a avaliação de 1.251 turmas de 134 cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes, incluindo todas as capitais do país.

Nas cidades escolhidas, três escolas serão selecionadas aleatoriamente, sendo públicas e particulares, que terão três turmas entre o 7º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio avaliadas. Os alunos responderão a questionários sobre sua alimentação, hábitos e histórico familiar de doenças e passarão por uma bateria de exames, que inclui medições de peso, altura e perímetro de cintura, verificação da pressão arterial e coleta de sangue.

Para a coordenadora executiva, Kátia Bloch, o projeto é uma oportunidade para obter informações sobre a qualidade de vida dos adolescentes, facilitando ao Ministério da Saúde a criação de politicas públicas para prevenção de doenças.

Você pode se informar mais sobre o projeto acessando: www.erica.ufrj.br.

Postado em: 11/3/2014