Ufac tem 35 projetos aprovados na Fapac
A Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tiveram projetos aprovados no programa de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac). Nesta segunda-feira, 9, foi realizada a solenidade de outorga dos primeiros 35 projetos aprovados para a Ufac.
Instituída em 2012, a Fapac tem por finalidade fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, por meio de incentivos à pesquisa. Para o diretor da fundação, Pascoal Muniz, “é necessário vincular as áreas de conhecimento com os programas”.
Colaborador do projeto, o deputado federal Sibá Machado (PT-AC), disse que “é no conhecimento que temos que nos agarrar, já que a vinda da SBPC [66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência] ao Acre pode mudar a história do Estado”. Para o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelo Minghelli, “investir na capacidade criativa dos nossos pesquisadores e estudiosos é o nosso desafio”.
Na oportunidade, a vice-reitora Guida Aquino falou sobre a realização, em 2014, do maior e mais importante evento da ciência brasileira, a 66ª Reunião da SBPC e da importância desses projetos para o cenário local. “Os resultados desses projetos vão melhorar nossa produção científica e elevar a Ufac ao patamar que ela merece”, disse.
Postado em: 9/12/2013