Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac tem novo bolsista de produtividade em pesquisa
conteúdo

Ufac tem novo bolsista de produtividade em pesquisa

por Ascom02 publicado 30/01/2014 11h40, última modificação 30/01/2014 11h41

O pesquisador Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) da Universidade Federal do Acre (Ufac), acaba de ter aprovada uma proposta de bolsa de produtividade em pesquisa, por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As bolsas de produtividade em pesquisa são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, tendo como principais objetivos os de distinguir o trabalho destes e valorizar a sua produção. Entre os critérios para a concessão das bolsas de produtividade em pesquisa, pode-se ressaltar a participação do postulante na formação de recursos humanos e a contribuição para a respectiva área de pesquisa.

A proposta do professor acriano diz respeito à criação de um banco de dados dos princípios ativos das plantas medicinais da região do Acre, para consolidação de atividades de pesquisa e aplicação na área de liberação controlada de fármacos, aproveitando a biodiversidade amazônica e o já extenso uso de algumas dessas substâncias, tanto na medicina popular quanto na tradicional.

O pesquisador Anselmo Ruiz, além de professor adjunto na Ufac, exerce também, entre outras, as funções de coordenador, pela região Norte, de projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanobiotecnologia, de coordenador do curso de licenciatura em Física, de professor dos cursos de mestrado profissionalizante em Matemática e professor do doutorado da rede Bionorte, todos na Ufac.

Bolsas e auxílios do CNPq

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.

O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

Público Alvo: jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduação, interessados em atuar na pesquisa cientifica, e especialistas para atuarem em P&D nas empresas e centros tecnológicos.

Modalidades de bolsas: o CNPq oferece varias modalidades de bolsas de formação e fomento à pesquisa a alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes do país e do exterior. As bolsas são concedidas diretamente pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o CNPq destina quotas de bolsas.

Postado em: 30/1/2014