Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac tem participação inédita na primeira etapa do JUBs 2014

por Ascom-01 publicado 03/11/2014 09h50, última modificação 03/11/2014 13h22

Nos primeiros dias de competição da 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que este ano acontece em Aracajú (SE), a Universidade Federal do Acre (Ufac) teve participação inédita nas competições de natação: sete atletas integraram a delegação que representou a instituição.

Pedro Augusto, Luiggi Palu e Bruno Oliveira (Engenharia Civil); Gustavo Neves (Medicina); Davi Oliveira e José Fortunato (Nutrição); e Wescley de Oliveira (Educação Física) nadaram diversas provas e tiveram bons resultados, mas não alcançaram pódio. A competição obteve performances de alto nível, tendo a participação de atletas olímpicos e da seleção principal brasileira como Joana Maranhão, Lucas Salatta e Leonardo Guedes.

Ufac tem participação inédita na primeira etapa do JUBs 2014

O aluno de Engenharia Civil, Pedro Augusto, disse que a competição serve de experiência, já que nadou com atletas nacionais que são referência no esporte para ele. “É prazeroso e motivador participar de uma competição como essa.”  Para o técnico de natação, Ricardo Sampaio, a participação no JUBs 2014 deixa um legado importante para os próximos anos. Segundo Sampaio, ele e os atletas saem satisfeitos – individual e coletivamente - da competição. “A colocação não é tão importante nesse momento, já que nadamos com os melhores nadadores do Brasil. Todos nadaram nos seus melhores tempos e isso mostra que, para os próximos anos, podemos sim estar entre os dez melhores”.

Ufac tem participação inédita na primeira etapa do JUBs 2014

Além da natação, a Ufac teve participação no vôlei de praia com as alunas/atletas, Luna Palu (Nutrição) e Dayane Rocha (Sistema de Informação) que, apesar se apresentarem bem competitivas, conseguiram apenas uma vitória contra a Universidade do Estado de Santa Catarina, o que não foi suficiente para classificar para as finais. “Comparado com o ano passado, o nível estava bem melhor”, afirmou Luna.

De acordo com presidente da Federação de Desportos Universitários Acreanos, Sandro Melo, o nível das competições foi muito alto, e a participação das equipes acreanas em JUBs é recente. “A natação está retornando agora e o vôlei participa pela segunda vez, e já demonstra que nos próximos anos, poderemos trazer bons resultados para a Ufac”.

Nessa primeira etapa do JUBs 2014, aproximadamente 1500 atletas das modalidades: natação, judô, xadrez, atletismo, tênis, ginástica rítmica e vôlei de praia tiveram participação na competição. Com o início da segunda etapa do JUBs 2014, a Ufac terá participação dos times de futsal masculino e feminino, vôlei masculino, basquete masculino e feminino, handball feminino.

A 62ª edição dos JUBs 2014 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, e conta com a participação de 4.500 atletas de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e acontece até 9 de novembro.

Acompanhe os atletas pelo link:  https://www.flickr.com/photos/ufac/sets/72157648695381748/

Postado em: 3/11/2014.