Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac, Universidad de La Cooperación Internacional e Governo do Estado firmam parceria para oferta de ensino a distância

por Ascom02 publicado 29/11/2012 08h40, última modificação 30/11/2012 16h52

Na tarde desta quarta-feira, 28, a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Universidad para La Cooperación Internacional (UCI) e o governo do Estado assinaram acordo de cooperação internacional para implantação de Ensino a Distância (EaD) no Acre.

A proposta é oferecer cursos de curta duração e aperfeiçoamento profissional, com ampliação para cursos de especialização e pós-graduação, como mestrados e doutorados. Um dos pontos discutidos na reunião foi a inclusão de cursos de graduação para atender os alunos do interior do Estado.

Desde 2009, a Ufac discute a implantação de cursos a distância como forma de contemplar os municípios mais isolados do Estado e atender as necessidades da formação de professores, técnicos e alunos. Para o professor Willian Flores, do Centro de Ciências Biológicas da Natureza (CCBN), o EaD é uma forma de democratizar a educação.

“A educação a distância vem para potencializar a educação em lugares com dificuldade de acesso ao ensino presencial. Todos têm o direito de ter acesso ao ensino de qualidade e é uma responsabilidade da Ufac garantir esse direito”, disse Flores.

Cursos terão início no primeiro semestre de 2013

O projeto do EeD já está em fase de conclusão e a previsão é que, no primeiro semestre de 2013, seja ofertado os primeiros cinco cursos de curta duração e aperfeiçoamento.Cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado serão ofertados em 2014/2015.

“Estamos acelerando nossos projetos para ofertar, já no primeiro semestre de 2013, os primeiros cursos. Os cursos de média e longa duração demorarão um pouco mais devido aos trâmites legais, mas já estão inclusos na grade de atividades”, disse Flores.

Para a reitora da Universidad para La Cooperación, Lorena San Román, a parceria com a universidade é estratégica. “Temos vários cursos na área ambiental, e contar com a parceria da Ufac e do governo do Estado na implantação do sistema EaD apenas reforça a nossa ideia de que teremos bons resultados para o Acre e para a Amazônia”, disse.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a Ufac ganha na formação de professores, técnicos e alunos. “É uma grande oportunidade que a universidade tem com essa parceria. Vamos oferecer ensino de qualidade, tendo em vista que a UCI mantém parcerias com instituições e centros de pesquisa mais importantes do mundo. Tudo isso com a vantagem de o aluno não precisar deixar sua cidade”, ressaltou o reitor.