Ufac vai escolher melhor filme no Festival Pachamama
Entre as várias Mostras que acontecem durante o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, a Mostra Competitiva Internacional de Longa Metragem apresenta uma novidade nesta edição. Além da escolha feita pelo júri internacional, foi formado o Juri Ufac, composto por quatro professores e um técnico da instituição.
O Júri Ufac vai assistir e avaliar os filmes paralelamente com o júri internacional, mas suas avaliações e a decisão final é independente, oportunizando um diferente ponto de vista para a premiação. O filme escolhido receberá um troféu de reconhecimento como Melhor Obra segundo a UFAC. Os professores que formam o júri são: Mariana Pantoja (Ciência Sociais), Giselle Lucena (Comunicação Social), Gerson Albuquerque (Programa de Pós-Graduação em Letras) e Hélio Moreira da Costa Júnior (História), e a produtora cultural Fabiana Nogueira Chaves.
Para o professor Gerson Alburquerque, esta é uma oportunidade significativa para a universidade estudar e abrir mais espaço para o cinema. "O cinema nos provoca e enxergar a realidade, assim, o Festival nos provoca a assumir uma reflexão sobre essa linguagem. É preciso estudar mais o cinema e a Ufac pode começar a envolvê-lo mais a partir disso", opina.
Ao todo, dez filmes latinos compõem a Mostra Competitiva. As exibições acontecem de 23 a 27 de novembro. Oito filmes serão exibidos no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na UFAC; e outros dois, no Cine Teatro Recreio. Os horários das sessões variam entre 15h, 19h e 21horas.
A programação do Festival também inclui palestras e oficinas. Todas as atividades serão abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral. O Festival é uma realização da Yaneramai Films e Saci em Movimento, com patrocínio da Petrobrás e parceria da Universidade Federal do Acre. Para mais informações, acesse a página do Festival Internacional Pachamama no Facebook ou o site oficial: http://cinemadefronteira.com.br/.
Postado em: 23/11/2015