Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Viveiro do PZ é revitalizado pela Ufac

Viveiro do PZ é revitalizado pela Ufac

por Ascom02 publicado 25/02/2016 14h20, última modificação 25/02/2016 14h20

A Universidade Federal do Acre (Ufac) entregou, na manhã desta quinta-feira, 25, o serviço de revitalização do Viveiro de Produção de Mudas do Parque Zoobotânico (PZ). Em mais de três décadas de funcionamento, foi a primeira vez que o espaço ganhou grandes reparos.

“Aqui no viveiro, as coisas só eram feitas quando caía e não prestava mais mesmo. Sempre fomos acostumados a trabalhar com muito pouco. Agora, dá gosto de ver tudo arrumadinho. Todas as estruturas foram readequadas e, com certeza, poderemos atender mais e melhor”, comemorou o chefe do viveiro, José Cláudio Albuquerque.

Mais antigo viveiro de produção de espécies arbóreas florestais do Estado, o Viveiro de Produção de Mudas do PZ é referência por possuir a maior diversidade de espécies de todo o Estado. Em 36 anos, o espaço distribuiu mais de 1 milhão de mudas para quintais, produtores rurais, organizações filantrópicas e governamentais, consolidando-se como importante ferramenta ecológica, ambiental e social. Atualmente, o local tem como objetivo geral a produção de mudas de espécies florestais, frutíferas, ornamentais, medicinais e arbóreas, com enfoque nas espécies nativas da região amazônica. Também integra suas funções a geração de conhecimento através do desenvolvimento de pesquisas científicas e de extensão à população.

“Além do fornecimento de mudas para arborização, recuperação de mata ciliar e áreas degradas em todo o Estado, esse espaço é uma importante estrutura educativa. Aqui, desenvolvemos pesquisa, com o cultivo de diferentes experimentos: o ensino, com aulas práticas para nossos estudantes de graduação, e a extensão, com a oferta de cursos dentro e fora da instituição. O viveiro é, portanto, um espaço que integra de doutores a estudantes da educação infantil”, ressaltou a diretora do PZ, Francisca Cristina Boaventura.

Com a revitalização de suas estruturas, a expectativa é que o viveiro tenha aumentada sua capacidade produtiva, que hoje gira em torno de 30 mil mudas por ano. “É papel da universidade incentivar a busca de alternativas para a produção de riqueza e conhecimento. Temos, hoje, 87% da nossa floresta em pé e nosso desafio é manter esse número, sem deixar de gerar crescimento e desenvolvimento. Não tenho dúvidas que espaços como esse, preservados bem no meio da cidade, têm papel fundamental para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. Dar condições de acesso e desenvolvimento de pesquisas é garantir o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

Viveiro

O Viveiro de Produção de Mudas do PZ tem como atividades rotineiras: coleta, beneficiamento, tratamento, armazenamento e semeaduras; coleta de pó de serra e esterco; preparação de substratos (terra, pó de serra, esterco e areia); enchimento e transporte dos saquinhos para os canteiros; repicagem ou transplante de plântulas; irrigação e tratos culturais das mudas; e distribuição das mudas, por meio de doação, permuta e comercialização.

O local abre espaço para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, atendendo alunos do ensino fundamental e médio, professores das redes municipal e estadual de educação, com informações e palestras, arborização de escolas, praças e ruas; oferece apoio a alunos, professores, estagiários e bolsistas da Ufac, com informações, mão de obra, materiais e estruturas para trabalho de pesquisa, além de ministrar minicursos de coleta de sementes, implantar viveiros e produção de mudas a toda população interessada; e abriga trabalhos de pesquisa com testes de geminação de várias espécies de sementes e com substratos variados.

Postado em: 25/2/2016