Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > 10º Simpósio Linguagens e Identidades começa nesta segunda-feira

padrao

10º Simpósio Linguagens e Identidades começa nesta segunda-feira

publicado: 04/11/2016 15h07, última modificação: 09/11/2016 11h08

Palestras, sessões temáticas, comunicações orais sobre pesquisas, minicursos, oficinas e atividades culturais integram a programação do 10º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e grupos parceiros, no período de 7 a 11 deste mês, no campus de Rio Branco.

Com o tema “Trânsitos Pós-Coloniais e Decolonialidade de Saberes e Sentidos”, o evento ocorre no bloco dos Mestrados (hall, auditório e salas de aula), comemorando uma década de existência. A primeira edição do simpósio data de 2007, ano a partir do qual foi realizado sem interrupção. Hoje conta com a participação de professores e alunos de instituições de 15 Estados brasileiros, além de convidados de outros países.

O objetivo do evento é reafirmar a necessidade do pensamento e da reflexão como elementos-chave para a ruptura com todas as (in)gerências que tomam a parte pelo todo, que se pautam pela eterna mercantilização do ser e do pensamento, que se acomodam em imitativos enquadramentos de mentes colonizadas.

No site www.simposioufac.com estão abertas as inscrições para ouvintes, até esta segunda-feira, 7. Confira, ainda, o Caderno de Programação do simpósio na internet.

Histórico

A origem do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental encontra-se no mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da Ufac, no ano de 2007. Na ocasião, foi plantada a ideia de realização de um seminário, a qual surgiu por meio de leituras de intelectuais e pensadores consagrados, como Paul Gilroy, Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Beatriz Sarlo, no âmbito da disciplina Sociedade, Linguagem e Diversidade Amazônica e do grupo de pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória.

O objetivo era acolher reflexões referentes ao papel da universidade como articuladora de intervenções sobre expressões e pensamentos. Desse modo, foi promovido, em novembro daquele ano, o primeiro simpósio, com o tema “21ª Fronteira: Corpos, Falas e Artefatos no Trânsito de Identidades Amazônicas”.

No site do simpósio pode-se verificar o histórico de cada uma de suas edições.

Postado em: 4/11/2016