Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > 4º Seminário do NAI começa na Ufac
conteúdo

padrao

4º Seminário do NAI começa na Ufac

publicado: 26/10/2016 15h46, última modificação: 26/10/2016 15h46

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e com recursos de edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), realizou a abertura do 4º Seminário do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). 

A solenidade aconteceu na tarde dessa terça-feira, 25, no anfiteatro Garibaldi Brasil, e reuniu alunos, professores e profissionais da área. Com o tema “A Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual: as Interfaces entre o Real e o Ideal”, o evento acontece até a próxima quinta-feira, 27, e conta com palestras, mesa-redonda e minicursos. 

O seminário pretende promover ações didático-pedagógicas e discutir essas ações com a academia e professores da rede estadual e municipal de ensino que trabalham com a inclusão de alunos com deficiência intelectual.

Segundo a coordenadora do NAI, Joseane de Lima Martins, hoje, um dos grandes desafios que o professor tem, em sala de aula, é como avaliar o aluno com deficiência intelectual. “As temáticas desses três dias do evento visam discutir as políticas públicas voltadas para inclusão do aluno com deficiência intelectual e a avaliação desse aluno, que tem sido um dos grandes desafios”, afirmou Joseane. “Queremos promover uma troca de conhecimentos para ajudar tanto os professores da Ufac quanto os professores da rede estadual e municipal.”

Compuseram a mesa de honra, representando a Reitoria da Ufac, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Antônio Carlos Fonseca Pontes Júnior; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock da Silva Pessoa; a coordenadora do NAI; representando a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Rosilda Moura de Souza; o coordenador de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Joaquim Oliveira de Souza; e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dilaina Maria Araújo.

Após a solenidade de abertura, aconteceu uma mesa-redonda com o tema “Ações Afirmativas para a Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual”.

Participam do evento as professoras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sabrina Fernandes de Castro e Fabiane Vanessa Breitenbach.

Programação

26/10

8h-11h – Minicurso

Tema: ‘Ensino e Aprendizagem: Adaptações de Materiais para o Deficiente Intelectual’

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Sabrina Fernandes de Castro (UFSM)

14h-17h30 – Palestra 1

Tema: ‘(Re)pensando nas Múltiplas Possibilidades de uma Avaliação Inclusiva’

Ministrante: Prof.ª M.a Fabiane Vanessa Breitenbach (UFSM) 

27/10

8h-11h – Minicurso

Tema: ‘Ensino e Aprendizagem: O AEE e o Aluno com Deficiência Intelectual’

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Sabrina Fernandes de Castro (UFSM)

14h-16h – Palestra 2

Tema: ‘Políticas Públicas Voltadas para a Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual’

Ministrante: Prof.ª M.a Fabiane Vanessa Breitenbach (UFSM) 

NAI

O NAI tem por finalidade executar as políticas e diretrizes de inclusão e acessibilidade de estudantes e servidores com deficiência, garantindo ações de ensino, pesquisa e extensão, além de apoiar o desenvolvimento inclusivo do público-alvo da modalidade de educação especial, bem como orientar o desenvolvimento de ações afirmativas no âmbito da instituição, nos seguintes eixos: infraestrutura; currículo, comunicação e informação; programas e/ou projetos de extensão e programas e/ou projetos de pesquisa. 

Compete ao NAI a adoção de medidas de assessoramento e apoio específicos para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes públicos-alvo da educação especial. 

Postado em: 26/10/2016