Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Docentes representam a Ufac na 1ª Reunião Centífica Regional Norte da Anped
conteúdo

padrao

Docentes representam a Ufac na 1ª Reunião Centífica Regional Norte da Anped

publicado: 03/11/2016 10h13, última modificação: 03/11/2016 10h13

Professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram da 1ª Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped). Ao todo, um docente do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, e dois do compus-sede apresentaram trabalhos científicos sobre questões educacionais pertinentes e históricas do Estado durante o evento, que foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

A partir do tema “Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a Educação na Panamazônia”, tema central que norteou todo o evento, Rafael Marques Gonçalves, as professoras Maria Aparecida de Souza Vanglier e Clícia Rodrigues da Silva defenderam estes trabalhos: “Em Defesa dos Currículos Praticados nos Cotidianos Escolares” e “A Instituição Primária no Território do Acre e a Organização do Tempo Escolar”.

Para Gonçalves, do Curso de Pedagogia do Campus Floresta e membro da Anped, a participação de três professores da Ufac em um evento de grande porte demonstra que a produção científica da instituição na área da educação está ampliada e com uma qualidade de alto nível. “A nossa participação na reunião mostra o compromisso de promover a pesquisa que a Ufac tem com os professores”, afirmou o docente. 

Ele disse, ainda, que o evento contou com a presença de professores de diversas cidades do interior da região. E explicou que o encontro representou a força da região Norte no âmbito da pesquisa científica, já que, até 2015, o encontro era realizado em conjunto com a reunião da região Nordeste. “Isso foi uma forma de demonstrar que os professores do Norte fazem pesquisa e desenvolvem conhecimentos muito importantes.” 

O professor da Ufac afirmou, também, que o trabalho apresentado por ele problematizou e propôs alternativas para possibilitar aos professores e escolas do Acre a produção de uma política curricular não oficial, para auxiliar e melhorar a que é proposta pelo governo. “A ideia é trabalhar com a narrativa das práticas dos professores e entender isso como forma de pensar, fazer e trabalhar o ensino na sala de aula”, finalizou. 

1ª Reunião Científica Regional Norte da Anped 

Realizada nos dias 19, 20 e 21, no campus da UFPA, em Belém, a 1ª Reunião Científica Regional Norte da Anped juntou professores de toda a região para discutir a educação na Amazônia a partir da perspectiva macro da região.

O evento também procurou entender que a complexidade sociológica, antropológica e política do espaço amazônico exige dos profissionais da educação grande esforço teórico e empírico na constituição de programas e projetos que garantam a formação humana de seus sujeitos.

Postado em: 3/11/2016