Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Projeto de extensão realiza aulões teatrais em escolas

padrao

Projeto de extensão realiza aulões teatrais em escolas

publicado: 31/10/2016 15h53, última modificação: 31/10/2016 15h53

O projeto de extensão Etnogeografias e Histórias dos Antigos: Contadores nas Escolas realizou aulões em cinco instituições de Rio Branco, entre os dias 18 e 28 de outubro.  Mais de 400 estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas Lourenço Filho, Colégio de Aplicação, José Ribamar Batista, Heloisa Mourão Marques e Anglo foram atendidos.

Os bolsistas e voluntários dos cursos de Geografia e História, orientados e dirigidos pela professora Julia Lobato Moura, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, encarnaram personagens de 10 mil anos atrás. Com uma paródia do programa “Casos de Família”, o “Casos da História”, personagens como Tiradentes, Carlota Joaquina, João Cândido e princesa Isabel são entrevistadas pela apresentadora Cristina Rocha.

Eles contam narrativas indígenas e iorubanas, conversando sobre conteúdos curriculares como pré-história, povoamento do continente americano, formação econômica, territorial e do povo brasileiro, luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, em um aulão interdisciplinar cheio de cenas construídas com bom humor e revisão crítica dos conteúdos.

O projeto de extensão Etnogeografias e Histórias dos Antigos: Contadores nas Escolas está articulado com pesquisas sobre formas de trabalhar o pensamento geográfico para além do eurocentrismo, e procura articular histórias e etnogeografias indígenas e afro-brasileiras aos conteúdos curriculares, em consonância com as diretrizes da lei n.º 11.645, de 2008, e a matriz do Enem.

“A discussão sobre as fronteiras e limites entre as mitologias antigas e modernas na produção de sentidos sobre o mundo e a mitificação de personagens históricas é um caminho para se pensar a aplicação da lei n.º 11.645”, disse a professora Julia. “Ela incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’, mas que ainda é um desafio, ficando muitas vezes restrito a comemorações superficiais e pontuais.”

Postado em: 31/10/2016