Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Semana de Educação e seminário em gestão docente começam na Ufac

padrao

Semana de Educação e seminário em gestão docente começam na Ufac

publicado: 25/10/2016 10h39, última modificação: 25/10/2016 10h39

Com uma programação que inclui minicursos, palestras, mesas-redondas e conferências, iniciou nesta segunda-feira, 24, a 19ª Semana de Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac) e o 1° Seminário de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e Formação Docente (Geppeac). Os eventos, que pela primeira vez são realizados em conjunto, seguem até quinta-feira, 27, reunindo docentes e alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos.

Este ano, a temática “As Políticas Públicas Atuais e os seus Impactos na Formação e no Trabalho Docente” norteia a programação das duas atividades. Segundo a presidente da Comissão da Semana de Educação, professora Tania Mara Rezende, os eventos têm como foco principal reunir a comunidade educacional para debater a conjuntura da educação neste momento político-social no Brasil; como isso afeta os profissionais e a sociedade em geral.

“Em um tempo como este, em que estamos perdendo muito, com corte de verbas para a educação, políticas de regulação e interferência do privado no sistema público, se faz necessário este espaço para debater essas questões”, disse Tania Mara. “A proposta é envolver alunos de graduação e pós-graduação. É importante nos debruçarmos para refletir qual nosso papel diante deste quadro.”

Temas como a PEC 241, proposta pelo governo federal; a Base Nacional Comum Curricular, documento que está em processo de construção pelo Ministério da Educação junto à sociedade, que depois de finalizado norteará os objetivos de aprendizagem dos ensinos médio e fundamental nas escolas públicas do Brasil; a nova Lei de Gestão Democrática do Acre, em processo de discussão na Assembleia Legislativa do Acre, também são temáticas em pauta.

Líder do Geppeac, a professora Ednaceli Damasceno destacou que o tema do seminário e da semana foi construído em conjunto com as lideranças dos dois eventos. Para ela, essa convergência foi feita para que assuntos comuns aos dois grupos fossem discutidos com professores e alunos de graduação e pós-graduação da Ufac. “Com o momento pelo qual passa a educação, veio a calhar a discussão sobre as políticas educacionais”, comentou.

Para a estudante do curso de Pedagogia da Ufac em Xapuri, Rosilei Antunes, participar das diversas atividades dos eventos é uma oportunidade para refletir e construir sua atuação como futura profissional da área de educação. “É um evento muito rico, no que diz respeito à aprendizagem, e uma oportunidade única para aprimorar os conhecimentos”, avaliou.

Postado em: 25/10/2016