padrao
Simpósio de hematologia coleta sangue e medula óssea
A Liga Acadêmica de Hematologia do Acre, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e as atléticas de cursos da instituição, realizaram nessa quinta-feira, 3, na sala ambiente do bloco de Medicina, no campus de Rio Branco, o 1º Simpósio de Hematologia, com o tema “Clínica e Transplante de Medula Óssea”.
O evento contou com a palestra do professor de Medicina da Ufac, Denys Eiti Fujimoto, que abordou questões sobre a medula óssea. Além disso, aconteceu a coleta de doação de sangue de alunos, professores, técnico-administrativos e da comunidade em geral, na unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre), e o cadastramento para doação de medula óssea.
Para o presidente da Liga Acadêmica de Hematologia e acadêmico de Medicina da Ufac, Jhonny Blendo Fernandes, a liga conseguiu superar todas as expectativas com a realização do simpósio. “Conseguimos mais de 30 doações de sangue e mais de 40 cadastros de doação de medula óssea”, disse. “E todo mundo gostou da palestra.”
Esse simpósio, segundo Fernandes, serviu para conscientizar e incentivar a população sobre a necessidade de realizar doações. “A liga teve como objetivo principal mostrar à população a importância de doar sangue e de ser um doador ou doadora de medula óssea”, destacou. “Agora, nosso objetivo final é sensibilizar para unir a nossa ação acadêmica e social, que não pode ser deixada de lado.”
O simpósio foi organizado pela liga, representada pelo seu presidente e pelos acadêmicos da Ufac Juliana Ribeiro, Carolina Vidal, Anelise Zimmermann, Monykelly de Sá, Laan Diego, Filipe Ramon e Henrique Viana.
Postado em: 4/11/2016