Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Ufac e Associação de Fanfarras formarão banda marcial

padrao

Ufac e Associação de Fanfarras formarão banda marcial

publicado: 19/12/2016 16h14, última modificação: 19/12/2016 16h14

O laboratório de Educação Musical do curso de Música da Universidade Federal do Acre (Ufac) fechou, recentemente, parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Acre e a Cooperativa de Trabalho Sociocultural de Educadores, Coreógrafos e Instrutores de Bandas e Fanfarras do Estado do Acre.

A Ufac irá ceder espaço para armazenagem dos instrumentos da associação, além de ser responsável pela formação de uma banda marcial, que será utilizada como laboratório pelos alunos de Música nas aulas de estágio supervisionado.

Ufac201612196.jpg

As atividades acontecem no âmbito do laboratório de Educação Musical e do projeto de extensão Educação Musical na Ufac: Aprender, Ensinar e Refletir sobre essas Práticas. O projeto aborda desde a musicalização infantil, o ensino coletivo de cordas friccionadas até a banda marcial da universidade.

Para a coordenadora do projeto, professora Maíra Andriani Scarpellini, essa parceria com a associação auxilia na formação dos alunos do curso de Música. “É de suma importância que nossos alunos aprendam como ensinar música e como colocar em prática os conhecimentos que eles adquirem na universidade”, afirmou.

As inscrições para a composição da banda estão previstas para janeiro. Todos podem participar, mesmo sem conhecimento sobre instrumentos. Maíra ressalta que a ideia é montar um grupo novo. “Não tem um critério de saber tocar ou não. Acreditamos que muitos que já sabem tocar algum instrumento irão participar e isso irá ajudar na formação daqueles que não tocam”, explicou.

Ufac201612197.jpg

Também será oferecida formação para regente de fanfarra, visando qualificar profissionais e melhorar o trabalho que já é desenvolvido nas fanfarras da cidade.

Educação Musical na Ufac

O projeto Educação Musical na Ufac: Aprender, Ensinar e Refletir sobre essas Práticas visa fortalecer as ações de ensino de música desenvolvidas pela instituição nas comunidades externa e interna. E busca trazer a comunidade externa para dentro da universidade, com o intuito de fazê-la aprender música, atendendo desde crianças de 4 anos até adultos e idosos que queiram participar do projeto.