Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Ufac inicia 10º Simpósio Linguagens e Identidades

padrao

Ufac inicia 10º Simpósio Linguagens e Identidades

publicado: 07/11/2016 15h35, última modificação: 07/11/2016 17h15

O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre (Ufac), começou nesta segunda-feira, 7, no hall do bloco dos Mestrados, as atividades do 10º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e do 8º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia.

Em sua décima edição, o simpósio traz como tema “Trânsitos Pós-Coloniais e Decolonialidade de Saberes e Sentidos”, cujo objetivo é reafirmar a necessidade do pensamento e da reflexão como elementos-chave para problematizar conceitos cristalizados e marcados pela colonização, os quais permeiam a sociedade.

Para a integrante do Conselho de Missões entre Povos Indígenas (Comin), Ana Patrícia Chaves, o simpósio se desenvolve em torno de pluralidades, práticas e saberes dos povos da floresta, fronteiras e comunidades indígenas. “É uma oportunidade para quebrar preconceitos e adquirir mais conhecimento acerca de todos os saberes”, destacou.

De acordo com o coordenador do mestrado em Letras: Linguagem e Identidade e coordenador do evento, Gerson Albuquerque, o objetivo é manter o espaço de intercâmbio de saberes entre alunos de graduação e pós-graduação, professores, comunidade científica e a sociedade. “O simpósio é um lugar de encontro, intercâmbio e de saberes diferenciados”, disse. “As experiências desses encontros e os debates que eles geram são as maiores conquistas do evento.”

O simpósio vem se consolidando, ao longo de dez anos, como um dos espaços de discussão, debate e divulgação de pesquisas realizadas na região amazônica. A abrangência internacional possibilita encontros e intercâmbios com pesquisadores de distintas instituições no cenário nacional e internacional.

Convite.jpg

O evento contabiliza aproximadamente 500 trabalhos acadêmicos inscritos, sendo 321 comunicações orais em grupos de trabalho e 155 comunicações orais em sessões livres; 14 minicursos e 7 oficinas. O encerramento ocorre nesta sexta-feira, 11.

X Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental

Postado em 7/11/2016