Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Ufac realizará Dinter de Filosofia em parceria com a USP

padrao

Ufac realizará Dinter de Filosofia em parceria com a USP

publicado: 08/11/2016 19h53, última modificação: 08/11/2016 19h53

A Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovou, recentemente, projeto de doutorado interinstitucional de Filosofia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), conta com sete vagas e visa à qualificação, titulação de docentes efetivos da instituição e fixação de doutores na Amazônia.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou a importância desse tipo de formação, levando em conta a dificuldade de permanência de doutores na região. “Esse Dinter em parceria com a USP visa qualificar os professores que já estão fixados na região”, disse. “Temos certa garantia de que esses profissionais irão fazer o curso de doutorado e irão continuar na Ufac.”

Para Kinpara, conseguir realizar um Dinter com uma universidade de grande prestígio, como é a USP, é de fundamental importância. “Nós, da gestão, ficamos felizes, pois é o cumprimento de um dever assumido, o de oportunizar cursos de doutorado e mestrado para nossos servidores”, lembrou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, esse curso ajuda a fortalecer o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Ufac. “Quando formamos doutores na Ufac, eles tendem ficar e produzir ciência na região”, comentou. “Além de qualificar nossos professores e consolidar a pesquisa, esse Dinter é importante para que, no futuro, possamos propor uma pós-graduação nessa área no nosso Estado.”

O professor do CFCH e um futuro candidato ao Dinter de Filosofia, Coracy Saboia, considerou a parceria uma vitória para o curso de Filosofia e para a universidade. “Esse Dinter vai alavancar os projetos de pesquisa e de extensão, além de melhorar o ensino de Filosofia na graduação”, disse. “Também vai criar, em médio prazo, um programa de pós-graduação em nível de mestrado na Ufac, com nosso corpo docente.”

Também professor do CFCH, João Lima disse que essa oportunidade irá fortalecer a área de filosofia, nas ações de ensino, pesquisa e extensão. “Todos nós nos empenhamos para isso, dos professores diretamente interessados à administração superior”, destacou. “Com essa primeira etapa vencida, que venham as outras; haveremos de nos empenhar para honrar ainda mais esse desafio institucional.”

A Ufac conta, hoje, com dois doutores em Filosofia e o Dinter vai suprir essa demanda da instituição, que é de sete doutores na área. O curso é voltado para capacitação de docentes efetivos da Ufac. O processo seletivo fica a cargo da USP.

Postado em: 8/11/2016