Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Ufac sedia 1º Simpósio de Hematologia nesta quinta-feira

padrao

Ufac sedia 1º Simpósio de Hematologia nesta quinta-feira

publicado: 31/10/2016 21h23, última modificação: 31/10/2016 21h24

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia na quinta-feira, 3, o 1º Simpósio de Hematologia. O evento, que discutirá o tema “Clínica e Transplante de Medula Óssea”, será promovido pela Liga Acadêmica de Hematologia do Acre, em parceria com atléticas de diversos cursos da instituição, e realizado na sala ambiente do bloco de Medicina do campus de Rio Branco.

Durante o evento, que terá a palestra do professor de Medicina da Ufac, Denys Eiti Fujimoto, será realizada coleta de doação de sangue de alunos, professores, técnico-administrativos e da comunidade em geral, na unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre). Haverá, também, cadastramento para doação de medula óssea.

Presidente da Liga Acadêmica de Hematologia e acadêmico de Medicina da Ufac, Jhonny Blendo Fernandes explica que o tema do simpósio, aliado a ações de coleta de sangue e cadastramento das pessoas para doação de medula óssea no banco de dados do Hemoacre, serve para conscientizar e incentivar a população sobre a necessidade de realizar doações.

Ufac2016103139.jpg

“Essa é a atividade inaugural da liga. Além de focar na área acadêmica, nós queremos mostrar à população a extrema importância de doar sangue e de ser um doador ou doadora de medula óssea”, disse Fernandes. “No final do evento, vamos fazer uma sensibilização no campus para aliar nossa ação acadêmica à social, que também não pode ser esquecida.”

Segundo ele, a unidade móvel do Hemoacre estará realizando a coleta de sangue no estacionamento do bloco de Medicina, das 13h30 às 18h desta quinta. As inscrições no simpósio devem ser realizadas por meio do e-mail ligalahac@gmail.com. No ato, a pessoa deve informar número de RG, CPF e anexar o comprovante de pagamento da taxa, que custa R$ 15.

Ufac2016103140.jpg

O pagamento da inscrição deve ser feito via depósito na Caixa Econômica Federal, conta corrente n.º 8684-8 (em nome de Felipe Ramon A. Matias), agência n.º 1456, operação 013, até esta terça-feira, 1. O simpósio será divido em duas etapas. A primeira, que começa às 13h30 e segue até às 15h, será de interpretação de hemograma. A segunda, das 15h30 às 18h, será de palestra.

Além da parceria com as atléticas dos cursos da Ufac, a Liga Acadêmica de Hematologia do Acre realiza o evento em parceria com o Hemoacre e a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA, na sigla em inglês). Os participantes do simpósio terão direito a certificado da atividade, que valerá cinco horas curriculares, e lanche.

Postado em: 31/10/2016