Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2016 > Ufac sedia 1º Simpósio de Pesquisa Educacional no Acre
conteúdo

padrao

Ufac sedia 1º Simpósio de Pesquisa Educacional no Acre

publicado: 04/11/2016 13h56, última modificação: 04/11/2016 13h56

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia o 1º Simpósio de Pesquisa Educacional no Acre, de 7 a 11 de novembro. O evento é organizado pela coordenação do mestrado em Educação, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró-Reitoria de Extensão, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Anped.

O objetivo do evento é ampliar a interlocução entre profissionais e pesquisadores da área no âmbito dos programas de mestrado em Educação e estimular a socialização do conhecimento com a apresentação de resultados de pesquisadas desenvolvidas localmente por egressos do mestrado em Educação da Ufac. 

“De certa forma, o evento também servirá como uma atividade preparativa para a 2ª Reunião Científica da Anped Norte, que será sediada na Ufac em 2018”, completou o coordenador do evento, professor Mark Clark Assen de Carvalho.

A programação inclui conferências e mesas-redondas. Para a abertura, nesta terça-feira, 8, o convidado é o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Silvério Baia Horta, que discutirá a relação entre o direito, a educação e a obrigatoriedade escolar.

O tema central do simpósio, “Políticas de Desenvolvimento da Pós-Graduação em Educação na Amazônia”, será abordado pela presidente da Anped, Andréa Gouveia, na quarta-feira, 9.  As pesquisas desenvolvidas pelos egressos da primeira turma do mestrado em Educação serão apresentadas na quinta-feira, 10, em duas mesas-redondas: “Formação de Professores e Trabalho Docente”, “Política e Gestão Educacional”.  

O simpósio integra um contexto de ascensão da pós-graduação em Educação na região Norte. De acordo com Carvalho, apenas nos últimos três anos o número de programas quadruplicou, saltando de três para 12. Atualmente, apenas o Estado do Amapá não dispõe de programa de mestrado em Educação. Na Ufac, o programa existe desde 2014. A primeira turma foi concluída em agosto, com a aprovação de 19 defesas de dissertação. 

O primeiro dia de programação será destinado apenas para inscrições e credenciamentos no Centro de Convenções da Ufac. 

Postado em: 4/11/2016